MoD da Croácia conclui avaliação de propostas para caças
A fase de validação e avaliação da proposta foi seguida pelo estudo de viabilidade sobre a decisão sobre a aquisição de aeronaves de combate multifuncionais.
A República da Croácia deve chegar a uma das decisões cruciais e mais complexas em relação ao setor de defesa após a Guerra da Independência, para manter a capacidade de controle e proteção do espaço aéreo nacional.
A Força Aérea da Croácia teve um papel decisivo e ajudou a ganhar uma série de batalhas durante a Guerra da Independência, e o investimento em aeronaves de combate hoje constitui o investimento na segurança da Croácia e proporciona estabilidade e desenvolvimento econômico futuro do país.
A decisão sobre a aquisição de um avião de combate mais moderno foi adiada por 15 anos e é precedida por um estudo tático e o pedido de propostas para a aquisição de uma aeronave de combate multirole.
Até 3 de outubro de 2017, as propostas foram recebidas da República Helênica, do Estado de Israel, do Reino da Suécia e dos Estados Unidos da América, respondendo ao pedido.
Todos os quatro licitantes são países com sólida defesa, indústria e base tecnológica para ajudar a Croácia no seu próprio desenvolvimento tecnológico e industrial, crescimento do emprego e investimentos em sua economia. As propostas dos quatro países envolvem soluções de alta tecnologia, transferência de conhecimento e experiência favorecendo o desenvolvimento de soluções industriais de escasso fornecimento relacionadas à aquisição de aeronaves.
De acordo com o respectivo cronograma, em 30 de novembro de 2017 realizou-se a conclusão da validação e avaliação das quatro propostas recebidas pela equipe de especialistas atribuída com a preparação da aquisição da aeronave de combate multirole, seguida do estudo de viabilidade, para basear a decisão no nível de estado.
A tomada de decisões compreende a opinião pericial do Comitê de Defesa do Parlamento da Croácia e do Conselho de Defesa (o Presidente da República, o Primeiro-Ministro, o Ministro da Defesa, o Ministro das Relações Exteriores, o Ministro das Finanças, o Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas Croatas, o presidente da Comissão de Defesa do Parlamento croata e o assessor de defesa do presidente da República.
O Ministério da Defesa informará o público em tempo útil da decisão tomada.
FONTE: Ministry of Defence of the Republic of Croatia