Eurofighter Typhoon

Negócio ajudará a garantir milhares de empregos em Warton, em Lancashire, e inclui suporte e treinamento para a Força Aérea do Qatar

A BAE Systems anunciou um contrato de £ 5 bilhões para fornecer aeronaves Typhoon à Força Aérea do Qatar.

O acordo, que ajudará a garantir empregos no Reino Unido, inclui um pacote de suporte e treinamento. O contrato está sujeito a condições de financiamento e deverá ser cumprido até meados de 2018.

Ele fornecerá 24 aeronaves Typhoon, com entrega prevista para começar no final de 2022. Cerca de 5.000 pessoas na Grã-Bretanha são empregadas para fabricar o Typhoon, principalmente em Warton, em Lancashire.

Charles Woodburn, diretor executivo da BAE, disse: “Estamos muito satisfeitos por começar um novo capítulo no desenvolvimento de um relacionamento de longo prazo com o estado do Qatar e as forças armadas, e estamos ansiosos para trabalhar ao lado do nosso cliente enquanto eles continuam a desenvolver sua capacidade militar.

“Este acordo é um forte endosso às capacidades líderes do Typhoon e sublinha o longo histórico da BAE Systems de trabalhar em parceria bem-sucedida com nossos clientes”.

Gavin Williamson, o secretário de defesa, que supervisionou a assinatura do acordo com o seu homólogo Qatari, Khalid bin Mohammed al-Attiyah, disse: “O contrato garantirá o trabalho na linha de produção em Warton na próxima década”.

Ele também concordou com um pacote de treinamento e cooperação entre as forças aéreas sob as quais eles trabalharão juntos com mais regularidade, incluindo pilotos Qatari e equipe terrestre que receberão treinamento no Reino Unido.

O Qatar é o nono país a comprar o Typhoon, com a primeira aeronave entregue ao Omã neste ano.

Um porta-voz do sindicato Unite disse: “O governo deve seguir esta notícia, sinalizando sua intenção de proteger empregos de fabricação do Reino Unido altamente qualificados, promovendo uma encomenda para substituir a frota envelhecida dos Hawk do Red Arrows, além de apoiar o Advanced Hawk, que está em desenvolvimento”.

FONTE: The Guardian

NOTA DO PODER AÉREO: com essa compra, o Qatar tem sob encomenda 36 F-15QA, 36 Rafale e 24 Typhoon. Nada mal para um país de apenas 11.437 km2.

wpDiscuz