Bocal do novo motor do caça russo Su-57

Bocal do novo motor do caça russo T-50 (Su-57)

O caça PAK FA T-50 (Su-57), o mais novo avião de combate da Rússia, voou em 5 de dezembro pela primeira vez com o motor NPO Saturn “Product 30”, que será o padrão de produção para o Sukhoi Su-57.

A Sukhoi construiu e voou nove protótipos de testes do caça Su-57 propulsados por motores NPO Saturno Product 117, que são derivados dos turbofans com pós-queimadores AL-41F-1S desenvolvidos para o Su-35.

Mas a Força Aérea Russa planeja substituir o Product 117 em produção em série a partir de 2020 com os motores Product 30, possivelmente com um novo núcleo de motor, dos quais poucos detalhes são conhecidos.

Funcionários do governo russo disseram que o Product 30 proporcionará mais empuxo e eficiência de combustível, com requisitos reduzidos de manutenção e peso.

O voo de teste de 5 de dezembro pelo piloto principal de teste da Sukhoi, Sergei Bogdan, do centro de teste de voo da Gromov, na Zhukovsky AB, durou 17 minutos, de acordo com o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia.

As fotos e o vídeo do voo mostram o Product 30 instalado na posição do motor número 1 ou do lado esquerdo, com o motor Product 117 restante no lado direito. O Product 30 possui bocal de motor serrilhado, em comparação com o bocal plano no Product 117.

O teste de voo foi conduzido pelo segundo protótipo da aeronave Su-57, também conhecido como T-50-2.

“Esta é a prova do alto potencial da construção de aeronaves russas, capaz de criar sistemas avançados altamente inteligentes”, diz Denis Manturov, ministro da Indústria e Comércio da Rússia.

Espera-se que o Su-57 entre em serviço como o primeiro caça de quinta geração da Rússia após o final desta década, apresentando alguma tecnologia furtiva, juntamente com baías de armas internas e sensores avançados, incluindo radares de varredura eletrônica ativa (AESA) e sensor de busca por infravermelho.

O teste governamental dos protótipos do Su-57 está próximo do final da primeira etapa, de acordo com o Ministério da Indústria e Comércio.

O governo de Putin ainda está montando o próximo plano plurianual de armamentos estatais, que decidirá o cronograma e o número de Su-57s comprados até 2027. Mas o Ministério da Indústria e Comércio diz que o atual plano continua no cronograma\, com o Su-57 tornando-se o maior produto militar da Sukhoi até 2020.

FONTE: FlightGlobal

NOTA DO PODER AÉREO: uma fonte indica que o novo motor ainda estará em testes durante três ou quatro anos e que o T-50 será entregue inicialmente com o motor Product 117.

Em 7 de dezembro de 2017, o chefe do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação, Viktor Bondarev, ex-comandante da Força Aérea Russa, disse que os primeiros dois ou três T-50 de produção serião entregues à Força Aérea Russa em 2018. Ele também lembrou que o lote de implantação do Su-57 será de 12 unidades.

Espera-se que o volume total de Su-57 dentro do novo programa de armamento estatal, que começa em 2018, atingirá 60 unidades. A Força Aérea Russa estima que precisa de 150-200 unidades do caça de quinta geração.

wpDiscuz