KC-46A da USAF levantando voo

KC-46A da USAF levantando voo

O primeiro avião-tanque Boeing KC-46A que será entregue à Força Aérea dos EUA no próximo ano completou com sucesso seu primeiro voo e testes aéreos no dia 5 de dezembro, decolando de Paine Field às 10h32 e pousando aproximadamente três horas e meia mais tarde.

“O voo de hoje é outro marco para a equipe da Força Aérea / Boeing e ajuda-nos a aproximar-nos da entrega de aeronaves operacionais aos combatentes”, disse o coronel John Newberry, gerente de programa do Sistema KC-46 da Força Aérea dos EUA.

Durante o voo, os pilotos de teste da Boeing levaram o avião a uma altitude máxima de 39 mil pés e realizaram verificações operacionais de motores, controles de voo e sistemas ambientais como parte do perfil de voo aprovado da Administração Federal de Aviação (FAA). Antes dos voos subseqüentes, a equipe realizará uma inspeção pós-voo e calibrar a instrumentação.

“Estamos muito orgulhosos desta aeronave e das capacidades de ponta que ela trará para a Força Aérea”, disse Mike Gibbons, vice-presidente e gerente de programas do Boeing KC-46A. “Ainda temos um trabalho difícil diante de nós, incluindo o preenchimento de nossas atividades de certificação da FAA, mas a equipe está empenhada em garantir que, após a entrega, este avião-tanque seja tudo o que nossos clientes esperam e mais”.

O mais novo avião-tanque é a sétima aeronave do programa KC-46 a voar até à data. Os seis anteriores estão sendo usados ​​para teste e certificação e até o momento completaram 2.200 horas de voo e mais de 1.600 “contatos” durante os voos de abastecimento com F-16, F/A-18, AV-8B, C-17, A-10 , KC-10 e KC-46.

O KC-46, derivado da estrutura comercial 767 da Boeing, é construído nas instalações Everett da empresa. A Boeing está atualmente contratada para os primeiros 34 dos 179 aviões-tanque previstos para a Força Aérea dos EUA.

O KC-46A é um avião-tanque multirole que pode reabastecer todas as aeronaves aliadas e militares da coalizão compatíveis com os procedimentos internacionais de reabastecimento aéreo e podem transportar passageiros, carga e pacientes.

DIVULGAÇÃO: Boeing

wpDiscuz