Pilotos indonésios de Super Tucano usarão tablet inglês
Amarrado à perna do aviador, equipamento fornecerá consciência situacional
Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Aéreo
A companhia britânica Inzpire anunciou, nesta quarta-feira (06.12), que o seu tablet de sistema de missão GECO Air entrou em serviço com a Força Aérea da Indonésia (Tentara Nasional Indonesia-Angkatan Udara).
A compra dos tablets foi feita no início do ano, e em quatro meses o equipamento já estava devidamente configurado (com um cenário fictício) e disponível para testes. A fase de comprovação de seus préstimos terminou no início de novembro, e agora os tablets vêm sendo distribuídos aos pilotos das plataformas Super Tucano, KAI T-50, Hawk, Su-27, Su-30 e F-16.
A Inzpire também vendeu a GECO Air à Força Aérea Jordânia. A Indonésia é o seu segundo destino de exportação.
A fornecedora inglesa está, inclusive, qualificando uma companhia indonésia, a PT Kadomas Aviasindo – fornecedora de serviços aeronáuticos da capital Jacarta –, para que ela possa prover assistência técnica ao pessoal da Aviação Militar local.
Os aviadores usarão o tablete amarrado à perna, logo acima do joelho, ou (no caso de uma aeronave de maior porte) preso a um console qualquer do cockpit. O equipamento fornecerá dados de consciência situacional (entorno próximo da aeronave) e também informações relativas à segurança operacional.
Aplicativos – A GECO Air foi concebida para complementar os aviônicos já existentes a bordo de um moderno aparelho de combate.
Ela atua como um MFD (Multi-Functional Display) adicional para a cabine. Interativa e intuitiva, pode ser acessada durante qualquer fase do voo. Ao adicionar “aplicativos” como “Vcalcz”, os cálculos de desempenho crítico de segurança estão sempre disponíveis.
Ao adicionar aplicativos de emulação, como “RADAR” e “Targeting Pod”, o piloto pode desfrutar de um treinamento significativamente aprimorado.
Em resumo: o projeto do equipamento traz para a cabine modernas tecnologias de hardware off-the-shelf, o que resulta em uma solução econômica e de fácil manipulação. Sua arquitetura permite, inclusive, que ela seja usada de duas formas: como dispositivo autônomo ou integrado diretamente em uma aeronave.
O conjunto de aplicativos de segurança e de consciência situacional da GECO concentra (1) recursos de navegação avançados sobrepostos a uma ampla gama de mapeamentos e imagens de satélite; (2) um banco de dados aeronáutico mundial, e (3) aplicativos táticos, como displays avançados de ameaças – tudo pensado para poupar o tempo dos tripulantes e melhorar o processo de tomada de decisão deles.
De acordo com a Inzpire, o uso de aplicativo ou da arquitetura modular baseada em app, combinado a um tablet robusto (apesar da aparência comum), transforma rápida e facilmente os cockpits de aeronaves avançadas em ambientes ainda mais criativos e eficazes.