Japão estuda equipar caças F-15 com mísseis JASSM-ER
O governo japonês está considerando a introdução de um míssil de cruzeiro de longo alcance ar-superfície, que seria capaz de atingir um alvo terrestre ou navios no mar, disseram fontes governamentais.
O objetivo principal da introdução deste tipo de míssil seria atacar navios inimigos usando um avião de combate equipado com ele em tempos de emergência, de acordo com as fontes.
Também acredita-se que o governo está querendo reforçar o poder de dissuasão do Japão em relação à Coreia do Norte, que continua seu desenvolvimento nuclear e de mísseis, disseram as fontes. O governo incluirá os custos relevantes no orçamento do próximo ano fiscal.
O míssil proposto é o sistema JASSM-ER desenvolvido pelos Estados Unidos. Como não pode ser carregado em alguns aviões de combate, incluindo o F-15 da Força Aérea de Auto-Defesa do Japão em seu modelo atual, será necessária a modificação das células e dos sistemas dos jatos para a instalação.
O Ministério da Defesa não está pedindo que os custos relevantes sejam incluídos em seu pedido orçamentário para o ano fiscal de 2018. No entanto, uma fonte do governo disse que o ministério “está na fase final dos arranjos para incluir custos de pesquisa em modificações de estrutura para introduzi-lo no orçamento do ano fiscal de 2018”.
O sistema JASSM-ER tem um alcance de 900 quilômetros ou mais. Isso significa que, sem precisar entrar na Coreia do Norte, o míssil seria capaz de atingir a área interior do país com o avião lançador sobrevoando o Mar do Japão.
No entanto, na perspectiva da política exclusivamente orientada para a defesa do Japão, o governo assume a posição de não possuir a capacidade de atacar bases inimigas. De acordo com a Constituição, no entanto, o Japão pode ter a capacidade.
O governo pretende discutir a posição do Japão em relação à capacidade de atacar bases inimigas para se preparar para as novas Diretrizes do Programa de Defesa Nacional a serem lançadas no final de 2018.
O ministério, que iniciará a pesquisa sobre mísseis antinavio japoneses no ano fiscal de 2018, também planeja adicionar recursos de ataque terrestre aos mísseis. O ministério pretende completar um modelo de teste no ano fiscal 2022, e espera-se que demore vários anos para introduzir o sistema. O governo pretende introduzir mísseis JASSM-ER antes disso.
FONTE: The Yomiuri Shimbun