F-35A da Noruega

F-35 da Noruega

Por Jamie Seidel

A campanha de marketing deixa claro: o F-35 justifica seu enorme custo e carga de armas limitada por ser furtividade e por ser extremamente bem informado.

Mas seus clientes internacionais provavelmente não esperavam isso.

As autoridades de defesa norueguesas pegaram um dos seus novos aviões furtivos F-35A Lightning II Block 3F de $A 120 milhões enviando dados confidenciais de volta ao seu fabricante dos EUA – Lockheed Martin.

A Noruega é o primeiro usuário não-americano do F-35 a ter um pacote de software de missão crítica habilitado através da provisão de arquivos de dados de missão.

É um banco de dados crítico e um pacote de software que finalmente entrega o que os vídeos publicitários têm prometido há mais de uma década: “consciência situacional revolucionária”.

Mas parece que a “consciência situacional” corta dos dois lados.

Acontece que a megacorporação militar dos EUA está recebendo telemetria detalhada de tudo o que os pilotos noruegueses estão realizando em suas instalações de Fort Worth, no Texas.

Agente duplo

A Noruega encomendou 40 dos jatos, com uma opção para mais 12. Ela recebeu seus primeiros três aviões em novembro.

Um problema já compreendido pela maioria dos usuários de smartphones: “o desenvolvimento do F-16 para o F-35 é como comparar um antigo Nokia 3210 com um iPhone X. À medida que o número de recursos aumenta, os dados também estão aumentando e a necessidade de protegê-los”, disse o consultor do Ministério da Defesa da Noruega, Lars Gjemble, ao site ABC Nyheter.

“De certa forma, parece o problema das informações que seu iPhone compartilha com os fabricantes”.

Simplificando, o fabricante está rastreando e avaliando os hábitos dos pilotos noruegueses.

Enquanto a privacidade é uma preocupação quando se trata de internet pessoal e uso de smartphones, torna-se uma questão completamente diferente quando aplicada às forças armadas.

“Devido a considerações nacionais, há uma necessidade de um filtro onde os países usuários podem excluir dados confidenciais do fluxo de dados que é compartilhado pelo sistema com o fabricante Lockheed Martin”, disse Gjemble ao ABC Nyheter.

FONTE: News Mail, publicado em 2 de dezembro de 2017

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