Primeira mulher piloto de caça na Força Aérea Afegã está buscando asilo

62

Niloofar Rahmani, primeira piloto de caça afegã

Niloofar Rahmani, primeira piloto de caça afegã

Em 2013, Niloofar Rahmani tornou-se o primeiro piloto feminino da Força Aérea Afegã, um passo em direção à igualdade e enviando uma mensagem de esperança às mulheres de todo o mundo.

No entanto, a conquista de Rahmani resultou em uma reação considerável contra ela e sua família, já que de repente ela se tornou uma figura reconhecível em um país onde o Talibã ainda reina. Agora, Rahmani está buscando asilo nos Estados Unidos.

Nos três anos desde que ela se tornou piloto de caça, Rahmani, que agora tem 25 anos, recebeu ameaças de morte de insurgentes e até de funcionários do governo, de acordo com seu advogado. Falando para a CNN, a advogada de Rahmani, Kimberly Motley, disse: “Se ela voltasse para o Afeganistão, ela teria medo por sua segurança”.

Rahmani treinou em bases aéreas em todo o sul dos Estados Unidos durante o ano passado. Durante sua entrevista com Jake Tapper da CNN, Rahmani elaborou seu pedido de asilo: “Há guerra, há violência e há discriminação contra a mulher no Afeganistão”.

Enquanto militares afegãos acusaram Rahmani de fabricar ameaças de morte para fortalecer seu caso de asilo, suas críticas parecem apoiar seu caso.

Rahmani, cujo caso está pendente, apelou diretamente ao presidente eleito com a determinação de continuar a luta contra o ISIS nos Estados Unidos. “Infelizmente, como uma mulher afegã muçulmana, sempre tento lutar contra o ISIS”, disse ela.

FONTE: www.popsugar.com

wpDiscuz