MiG-21 da Croácia

O Ministério da Defesa da Croácia avalia duas ofertas em sua concorrência para comprar 18 aviões de combate para a Força Aérea do país. Estas incluem a oferta de Israel para fornecer o avião F-16D Barak e a proposta da Suécia de entregar caças JAS 39 Gripen, disse uma importante fonte do governo à emissora local RTL Televizija.

O ministério croata disse no mês passado que recebeu quatro ofertas, incluindo as apresentadas pelos EUA, Israel, Suécia e Grécia. O último desenvolvimento significa que as ofertas americanas e gregas para fornecer Lockheed Martin F-16 novos ou usados ​​foram descartadas.

O governo croata vem estudando planos de compra de Lockheed Martin F-16, novos ou de segunda mão, oferecidos pelos EUA, Israel e Grécia, ou a compra de caças Saab JAS 39 Gripens da Suécia. Espera-se que o ministério tome uma decisão até o final deste ano.

Um funcionário do governo não identificado disse que os novos F-16, com um preço de cerca de US$ 120 milhões por aeronave, foram avaliados como muito caros pelo governo croata. O valor de aquisição é estimado entre 500 milhões de euros (US$ 596 milhões) e 1 bilhão de euros.

A Croácia planeja substituir os jatos de combate Mikoyan MiG-21 antigos e com base em soviéticos com novas aeronaves. Os primeiros jatos devem ser entregues à Força Aérea do país no final de 2020.

FONTE: Defense News

wpDiscuz