Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos. Foto: USAF

Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos. Foto: USAF

Por C. Zachary Hofer

Durante o Dubai Airshow 2017, realizado de 12 a 16 de novembro, a Thales e as forças armadas dos Emirados Árabes Unidos anunciaram sua intenção de assinar um contrato para modernizar os aviões de combate Dassault Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos. Sob o potencial contrato, a Thales atualizaria o pacote eletrônico completo da Mirages, incluindo computadores de missão; radares de controle de tiro; conjuntos de guerra eletrônica; sistemas optrônicos; sistemas de comunicação, navegação e identificação; mostradores de cockpit; e miras montadas no capacete.

Enquanto nenhum equipamento específico foi especificado no anúncio, a Forecast International acredita com certeza razoável que o radar e a optrônica envolvidos serão o radar de controle de tiro RDY-3 e o novo pod de designação eletro-óptica TALIOS, ambos fabricados pela Thales.

O radar RDY-3 é a última iteração da série RDM/RDY de radares que equipou caças Mirage ao longo de sua vida. Selecionado pela Força Aérea Indiana para o seu programa de atualização do Mirage 2000, o radar da banda X tem sido popular nas atualizações recentes do Mirage. Representa o auge tecnológico das atuais ofertas de radar da Thales para o Mirage.

Enquanto o RDY-3 está em operação há vários anos, o pod TALIOS ainda está em sua fase de desenvolvimento. No entanto, o desenvolvimento do TALIOS está quase concluído e o pod entrará em breve na produção.

O TALIOS foi projetado para substituir o pod Damocles que atualmente equipa muitos aviões Dassault Mirage e Rafale. O trabalho de redução de risco do TALIOS começou sob um contrato adjudicado no início de 2013, e o pod está atualmente em testes de voo. A produção de linha deverá começar em 2018.

Pod TALIOS

FONTE: Forecast International

wpDiscuz