F/A-18 Hornet da Finlândia

F/A-18 Hornet da Finlândia

O Ministério da Defesa da Finlândia planeja enviar convites para concorrência de compra de 64 novos caças. Os novos jatos substituirão a frota atual de 64 jatos F/A-18 Hornet, que serviram o país desde 1992.

O relatório de defesa, aprovado pelo Parlamento em fevereiro, diz que a disponibilidade da frota atual deve ser mantida completamente após a aquisição.

“Interpretamos isso para significar 64 aviões de combate. Como os novos jatos não são mais rápidos e não podem permanecer no ar mais do que os atuais, exigiremos o mesmo número de jatos para manter o desempenho de nossa defesa aérea “, diz Lauri Puranen do Ministério.

“Esse é o número mínimo que precisamos para defender um país desse tamanho”.

O Parlamento decidiu que vai gastar entre 7 e 10 bilhões de euros nos novos jatos, o que tornará a aquisição mais cara feita pela Finlândia.

O ministério disse que enviará convites para concorrência no início de 2018 para a Boeing e Lockheed Martin dos EUA, Saab da Suécia, Dassault Aviation na França e BAE Systems britânica-europeia.

O novo governo assumindo o cargo em 2019 tomará uma decisão sobre a compra de aviões de combate para substituir a frota atual de jatos Hornet no final de 2021. A frota atual será retirada até 2030.

Em agosto, o presidente Donald Trump causou uma pequena controvérsia quando anunciou durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente Sauli Niinistö que a Finlândia estava comprando aviões de combate dos EUA. Essa afirmação foi negada por Niinistö mais tarde no Twitter.

FONTE: Finnish Broadcasting Corp., YLE

wpDiscuz