O vídeo mostra um cargueiro militar Lockheed C-130 Hercules da Dinamarca fazendo um exercício de pouso e decolagem em uma praia.

O Lockheed C-130 Hercules é um avião de transporte militar turboélice de quatro motores projetado e construído originalmente pela Lockheed (agora Lockheed Martin). Capaz de usar pistas despreparadas para decolagens e pousos, o C-130 foi originalmente projetado como transporte de tropas, medevac e cargueiro.

A célula versátil encontrou usos em uma variedade de outros papéis, inclusive como um gunship (AC-130), para assalto, busca e resgate aéreo, apoio à pesquisa científica, reconhecimento do clima, reabastecimento aéreo, patrulha marítima e combate aéreo a incêndios.

Ainda é o principal cargueiro tático para muitas forças militares em todo o mundo. Mais de quarenta variantes e versões do Hercules, incluindo uma civil comercializada como Lockheed L-100, operam em mais de 60 países.

O C-130 entrou em serviço com os EUA na década de 1950, seguido pela Austrália e outros. Durante seus anos de serviço, a família Hercules participou de inúmeras operações de ajuda militar, civil e humanitária.

Em 2007, o C-130 tornou-se o quinto avião – depois do English Electric Canberra, B-52 Stratofortress, Tupolev Tu-95 e KC-135 Stratotanker – a marcar 50 anos de serviço contínuo com seu cliente primário original, neste caso, a Força Aérea dos Estados Unidos.

O C-130 Hercules é o avião militar mais produzido continuamente em mais de 60 anos, com o atualizado Lockheed Martin C-130J Super Hercules atualmente sendo produzido.

Como o F-16 é na Aviação de Caça, o C-130 é na Aviação de Transporte o “bechmark”, o avião a ser batido.

wpDiscuz