Primeiro voo do avião russo A-100 Premier de alerta aéreo antecipado
O primeiro voo do complexo de aviação multifuncional de vigilância e orientação de radar (AIK RLDN) A-100 foi realizado no sábado, informou o serviço de imprensa da Beriev/JSC Vega à Interfax.
“No sábado, ocorreu o primeiro voo do complexo de aviação multifuncional da vigilância e orientação de radar A-100”, disse a nota.
O A-100 foi criado com base no IL-76MD-90A, em que é instalada um radome com um sistema de antena único e agora com o novo Vega Premier Active Phased Array Radar.
O A-100 pode detectar e acompanhar alvos no ar, além de participar no controle de aeronaves de combate e ataque com orientação sobre alvos aéreos, terrestres e marítimos.
O trabalho de criação da aeronave A-100 está sendo realizado pela cooperação de empresas lideradas pela JSC Vega (incluída na holding da JSC Russian Electronics da Rostek State Corporation) e PJSC TANTK. G.M. O A-100 substituirá os aviões A-50 e A-50U.
Durante o primeiro voo, foram verificadas as características aerodinâmicas da aeronave, o desempenho da aviônica e parte do equipamento de radar AESA.
COLABOROU: Rustam Bogaudinov