P-3AM Orion da FAB

P-3AM Orion

A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou pelo Twitter que irá empregar, a partir deste fim de semana, uma aeronave SC-105 Amazonas (busca e salvamento – SAR) e um P-3AM Orion (patrulha) para auxiliar nas buscas ao submarino argentino ARA San Juan que está desaparecido.

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando de Operações Navais (ComOpNav), informa que foram enviados para a área de buscas o Navio Polar Almirante Maximiniano, que se deslocava para Estação Antártica Comandante Ferraz; a Fragata Rademaker, que regressava de uma Operação com a Armada do Uruguai; e o Navio de Socorro Submarino Felinto Perry, que desatracou da Base Almirante Castro e Silva, localizada no Rio de Janeiro.

O porta-voz da Armada Argentina, Enrique Balbi, informou hoje que quase 50% da área onde o submarino está sendo procurado foi coberta; mais aviões e navios estrangeiros chegam para colaborar na busca.

A Armada Argentina informou que as buscas não detectaram o submarino ARA San Juan, com o qual eles perderam contato na quarta-feira passada, então “o protocolo de busca foi para a fase de resgate”.

Para saber mais sobre a operação de busca ao submarino argentino desaparecido, acesso o site Poder Naval clicando aqui.

SC-105 Amazonas
wpDiscuz