Future Combat Air System

Future Combat Air System

A Airbus Defense and Space revelou publicamente o que o novo caça da União Europeia de quinta geração será o substituto dos caças Eurofighter Typhoon e Dassault Rafale no ano de 2040.

Este é o New Fighter, cujo projeto foi apresentado na semana passada em Berlim e será parte de uma família de aeronaves tripuladas e não tripuladas (Future Combat Air System) do gigante aeroespacial europeu.

“Alemanha e a França tomaram a decisão de desenvolver uma nova aeronave de combate para manter sua soberania e capacidades de defesa europeias. Consideramos o Future Air Combat System como uma família de sistemas compostos por plataformas tripuladas e não tripuladas que precisam operar coletivamente e colaborativamente, vemos um excelente futuro com a plataforma atual [Eurofighter], e estamos desenvolvendo o novo caça que se tornará um elemento-chave deste novo sistema de combate aéreo”, disse o estrategista-chefe da empresa, Antoine Noguier.

A Força Aérea Alemã propôs substituir sua frota de aviões de combate Panavia Tornado em 2025 e o processo de aposentadoria dessas aeronaves deve terminar em 2030. Por esta razão, Berlim está procurando uma aeronave que já está em operação, disseram fontes do Ministério da Defesa alemão.

A “opção preferida” para substituir o Tornado alemão é o caça F-35 Lightning II de quinta geração da Lockheed Martin. “O substituto deve ser uma aeronave de quinta geração que possa ser detectada o mais tarde possível, deve ser capaz de identificar os alvos a uma distância excelente e engajá-los o mais rápido possível”.

wpDiscuz