Kawasaki Heavy Industries (KHI) C-2 em Dubai

Kawasaki Heavy Industries (KHI) C-2 em Dubai

Um cargueiro Kawasaki Heavy Industries (KHI) C-2 está passando no Dubai Airshow durante um desdobramento para um exercício de treinamento, mas obviamente pretende também comercializar o tipo.

Uma segunda missão, uma semana depois, levará um C-2 para a Nova Zelândia, onde o governo espera adquirir aeronaves de transporte para entrega até meados da década de 2020.

Durante o desdobramento para Dubai, o C-2 também visitará Djibouti, onde as forças armadas japonesas, as Forças de Autodefesa, estão criando uma capacidade de resposta regional aos desastres.

“O Ministério da Defesa pretende usar ativamente a base das Forças de Autodefesa no Djibouti, que está situado em um local geopoliticamente importante, como um centro chave de transporte no exterior”, disse o ministério no mês passado, anunciando os desdobramentos do C-2. Apesar da referência ao valor estratégico da base de Djibouti, é improvável que o Japão esteja contemplando qualquer tipo de presença de projeção de poder.

A aeronave pode aparecer em Dubai apenas porque o Japão terminou uma proibição de décadas de exportação militar em 2014, embora ainda não venda para países que violam tratados internacionais ou resoluções da ONU ou aqueles envolvidos em conflitos.

O C-2 e o patrulheiro marítimo KHI P-1 relacionado são talvez os dois produtos para os quais o Japão tem as maiores esperanças no mercado internacional.

A Força Aérea Japonesa começou a receber C-2 em junho de 2016 após um prolongado programa de desenvolvimento; 30 são necessários para o transporte aéreo e um, protótipo convertido, para inteligência eletromagnética.

A aeronave bimotor, comparável ao Atlas Airbus A400M, tem um peso bruto de 120 toneladas métricas (265,000 lb). É propulsado pelo General Electric CF6-80C. O tipo não foi projetado para operação em campo não preparado.

FONTE: Aviation Week

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