Testes estruturais de terceira vida concluídos para o F-35A Lightning II
O modelo em escala total AJ-1 do caça F-35A, projetado para decolagem e pouso convencionais (CTOL), completou seu teste de terceira vida – equivalente a 24 mil horas de voo – na instalação de teste exclusiva da BAE Systems em Brough, East Yorkshire, no Reino Unido.
A estrutura foi sujeita à gama de cargas que se espera que experimente no voo real, com testes de durabilidade realizados para simular o uso da frota na vida real com base em requisitos operacionais projetados. A estrutura de teste de durabilidade do F-35A passará por inspeções detalhadas nos EUA.
Única de seu tipo no Reino Unido, a plataforma de teste de durabilidade da BAE Systems possui mais de 20 milhas de fiação, 2.500 medidores de tensão e 160 atuadores de carga, que estão conectados à estrutura durante o teste.
Kathy Nesmith, líder da equipe de estrutura do escritório comum do Programa F-35, disse: “O programa F-35 exige uma vida útil de 8.000 horas de voo. Isso é verificado através de testes de durabilidade para duas vidas, ou 16.000 horas. Concluir testes de terceira vida no modelo de durabilidade do F-35A nos fornecerá os dados para permitir que os combatentes mantenham e sustentem o avião além de 2050.”
Andy Prendergast, gerente de operações para teste estrutural e dinâmico da BAE Systems, disse: “Este teste levou a estrutura do F-35A aos seus limites para garantir que ele voe de forma segura e efetiva ao longo de sua vida.
“Nós verificamos continuamente a estrutura para quaisquer sinais de estresses e tensões e relatamos resultados de volta ao programa para que melhorias estruturais possam ser feitas, se necessário, muito antes de surgirem problemas na frota que voa”.
FONTE: Aerospace Testing International