F-5 da TacAir

F-5s ex-jordânia a caminho dos EUA

A empresa privada TacAir que fornece serviços de aeronaves agressoras para as Forças Armadas dos EUA comprou um lote de caças F-5E ex-jordanianos que começaram a desembarcar de um 747-400F na Flórida em fevereiro passado. As aeronaves serão revisadas pela Northrop Grumman, na instalação localizada em St. Augustine, que também apoia os F-5Ns da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais e atualizou o Tiger IIs de outros braços aéreos com aprimoramentos estruturais e de aviônica ao longo dos anos.

Quatro aviões foram entregues da Jordânia para os EUA por via aérea, com os outros 17 exemplares enviados através de frete marítimo. No total, 21 caças F-5E/F jordanianos  foram comprados como parte do acordo.

Essas aeronaves aumentarão drasticamente a atual frota de F-5 da TacAir, que inclui um F-5B e três CF-5D Freedom Fighters, esses últimos sendo derivados canadenses da primeira geração de F-5 da Northrop construídos sob licença. Todas as quatro aeronaves são variantes de dois assentos.

O F-5 pode ser uma aeronave datada, mas é altamente confiável e eficiente. Com as novas opções de sensores que estão disponíveis na prateleira, o caça pode oferecer capacidades de combate de 4ª geração por uma fração do custo. O TacAir descreve assim seus F-5:

“Enquanto a linha de F-5 voada pelo USN/USMC é amplamente considerada como uma aeronave de 3ª Geração, as atualizações existentes e planejadas do TacAir evoluem economicamente o F-5 para uma aeronave tática avançada com capacidades de sensores/sistemas dos atuais aviões de combate de 4ª Geração do DoD. Os F-5 são atualizados com HUD/HOTAS [Heads Up Display / Hands On Throttle And Stick], computadores de missão de arquitetura aberta e programas de voo operacionais personalizados que permitem a integração de sistemas de radar avançados, IRST [Infrared Search and Track], EA [Electronic Attack ], RWR [Radar Warning Receiver], datalinks e simulação de emprego de armas HOBS [High Off Boresight]”.

A atualização principal que tornaria essas aeronaves capazes de realizar uma replicação de ameaças de caças da 4ª geração seria a inclusão de um sistema de radar moderno. O site do TacAir associa sua aeronave com os radares pulso-doppler Grifo-200 e APG-66, embora não esteja claro se esses conjuntos realmente substituíram os radares AN/APG-153/159 originalmente instalados na maioria dos F-5 ou se novos sistemas de radar como os mencionados serão integrados na sua frota de F-5 se a empresa ganhar um contrato de apoio adversário importante.

F-5 da TacAir

FONTE: The Drive

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