Alemanha declara preferência pelo F-35 para substituir Tornado
Segundo o Jane’s, a Força Aérea Alemã tem uma lista restrita de plataformas existentes para substituir os seus caça-bombardeiros Panavia Tornado de 2025 a 2030, mas o Lockheed Martin F-35 Lightning II Joint Strike Fighter (JSF) é a “escolha preferida” do serviço, disse um oficial sênior em 8 Novembro.
Falando sob a Chatham House Rule, o oficial disse que o F-35 já cumpre a maioria dos requisitos que a Luftwaffe exige para substituir seus Tornados no período de 2025 a 2030, e que oferece uma série de outros benefícios além disso.
“O substituto do Tornado precisa ser uma aeronave de quinta geração que pode ser detectada o mais tarde possível, se for o caso. Ele deve ser capaz de identificar alvos de um longo alcance e alvejá-los o mais rápido possível.
“O Ministério da Defesa da Alemanha [MoD] está buscando por vários aviões hoje, incluindo o F-35 – que já está comercialmente disponível, foi encomendado por muitas nações e está sendo introduzido no serviço hoje e tem a maioria dos recursos necessários.”
A Alemanha já havia contratado a Airbus Defesa e Espaço (DS) na definição dos requisitos para uma futura substituição do Tornado no âmbito do seu programa FCAS (Future Combat Air System). No entanto, os cronogramas envolvidos em uma aposentadoria antecipada do Tornado por volta de 2030 fizeram com que a Luftwaffe procurasse em vez disso uma plataforma já desenvolvida.
Como explicou o oficial, “o prazo sugere que precisamos começar a introduzir o sucessor por volta de 2025 para cobrir a aposentadoria do Tornado em 2030 – precisamos de uma fase de transição de cinco anos. Isso está a apenas sete anos de distância, e por isso é muito improvável que a indústria possa desenvolver e introduzir um tipo de aeronave inteiramente nova que atinja as funcionalidades que nós precisamos. A história mostra que o Eurofighter levou 25 anos antes da introdução da primeira aeronave”.