Irã testa cargueiro C-130E como bombardeiro
A Força Aérea do Irã (IRIAF – Islamic Republic of Iran Air Force) testou o lançamento de bombas de queda livre de 2.000 libras de um cargueiro C-130E durante um exercício sobre Anorak. Cada C-130 pode carregar até 6 bombas Mk.84.
O Irã iniciou exercícios aéreos no dia 31 de outubro com aviões F-7, F-5 e Saeqeh (Lightning) que dispararam bombas inteligentes, bombas de longo alcance com precisão pontual e foguetes, informou o general Massoud Roozkhosh, porta-voz do jogo de guerra.
De acordo com o general, os aviões de combate F-5 e jatos Saeqeh (Lightning) também lançaram bombas de 500 quilos em vários alvos na zona de operação.
Dezenas de bombardeiros, caças, aeronaves de transporte militar, aviões de comunicação e reconhecimento, aviões-tanque e veículos aéreos não tripulados (UAVs) participaram do jogo de guerra.
Durante o primeiro dia, as unidades de guerra eletrônica da Força Aérea exerceram várias táticas e os aviões de transporte C-130 Hercules também exerceram práticas de lançamento tático com apoio aéreo de jatos F-14.
A Força Aérea do Irã realiza jogos de guerra anuais com o objetivo de aumentar as capacidades de defender o espaço aéreo do país.