Primeiro C-27J Spartan entregue à Eslováquia
A entrega do novo avião de transporte tático marcou um novo passo no processo de modernização da Força Aérea Eslovaca
Por Matteo Sanzani
O primeiro C-27J da Força Aérea Eslovaca desembarcou pela primeira vez na Eslováquia no dia 24 de outubro, atingindo um novo marco no processo de modernização das forças armadas nacionais. O Spartan pousou perto das 10 horas da manhã. A cerimônia de entrega oficial com a presença de autoridades militares e civis está agendada para 31 de outubro.
A frota da Força Aérea Eslovaca foi deixada sem aeronaves de transporte tático após o desmantelamento do último Antonov An-26.
A aquisição do moderno avião de transporte tático começou há três anos, quando a Leonardo e o Ministério da Defesa da Eslováquia assinaram um contrato para o fornecimento de duas aeronaves C-27J Spartan, incluindo o suporte logístico inicial relativo e treinamento de pilotos e pessoal de manutenção.
O contrato representa a conclusão da oferta emitida pelo Ministério da Defesa da Eslováquia e que a companhia aeroespacial italiana venceu em 2008, quando o C-27J foi selecionado.
As forças armadas eslovacas pretendem aumentar a sua própria contribuição dentro da OTAN e o C-27J Spartan, graças às suas excelentes capacidades em cenários operacionais, é o meio fundamental para garantir a interoperabilidade total com outros grandes cargueiros pesados usados em coalizões internacionais.
A Eslováquia é o último cliente do C-27J. Outros clientes são a Austrália, (10 aeronaves), os Estados Unidos (21, incluindo 14 usados pela Guarda Costeira e 7 para o Comando de Operações Especiais do Exército), Itália (12), Grécia (8), Romênia (7), Marrocos (4), México (4), Bulgária (3), Lituânia (3), Peru (4), República do Chade (2) e um país não revelado da África subsaariana (2). A Itália, a Romênia e os Estados Unidos também compraram simuladores de voo de treinamento de aeronaves C-27J da Divisão de Aeronaves da Leonardo.
FONTE: Remove Before Flight