Programa russo-indiano de caça de quinta geração continua conforme planejado
Força Aérea Indiana deve ser o primeiro cliente
MOSCOU, 24 de outubro / TASS /. A Rússia e a Índia continuam com o seu projeto conjunto para desenvolver a Aeronave de Combate de Quinta Geração (FGFA), disse na terça-feira o escritório de imprensa do vendedor de armas da Rússia, Rosoboronexport.
O Defense News noticiou anteriormente que citava um relatório do comando da Força Aérea da Índia de que o avião que estava sendo desenvolvido com base no jato de combate de quinta geração russo Su-57 não atendia aos critérios de discrição desejados.
Além disso, na opinião dos funcionários da Força Aérea da Índia, a aeronave de combate de quinta geração não possui um conceito de motor modular, o que torna a manutenção e a facilidade de manutenção da frota. É por isso que eles propuseram às autoridades indianas que saíssem do programa FGFA russo-indiano, informou o Defense News.
“Atualmente, o acordo intergovernamental russo-indiano está em vigor, há compromissos, nos termos dos quais as partes estão implementando o projeto conjunto para o desenvolvimento do avião de 5ª geração de acordo com as etapas e prazos acordados”, disse a Rosoboronexport.
O acordo sobre o projeto FGFA foi assinado em 2007. No início de maio, uma fonte no Ministério da Defesa da Índia disse à agência de notícias indiana PTI que um contrato sobre o desenvolvimento de um projeto detalhado do novo avião de combate seria assinado no segundo semestre de 2017.
Na primavera, autoridades russas anunciaram que a Rússia estava totalmente implementando suas obrigações no âmbito do projeto e esperava uma decisão do lado indiano.
O Avião de Combate de Quinta Geração (FGFA) está sendo desenvolvido com base no avião russo Su-57, em conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos pelo lado indiano. Espera-se que a Força Aérea Indiana seja o cliente inicial deste avião, após o qual essas aeronaves devem ser exportadas para outros países.
FONTE: TASS