Piloto de F-35

Piloto de F-35

Por Lara Seligman

Os F-35 da Força Aérea dos EUA em Luke AFB, Arizona, estão de volta aos céus depois que uma série de episódios fisiológicos (PEs) fizeram o serviço impedir o voo da aeronave neste verão, mas os eventos preocupantes continuaram em toda a frota de F-35, com pilotos relatando formigamento de dedos e outros sintomas que indicam hipoxia cinco vezes separadas desde que os voos foram retomados em Luke.

Esses incidentes refletem um pico significativo em PEs registrados no F-35A nos últimos meses. De 2006 a 2016, o tipo viu apenas 10 PEs; em 2017 até agora, o Escritório do Programa Conjunto F-35 registrou outros 10, duplicando o número total relatado. Cinco daqueles 10 ocorreram entre 2 de maio e 8 de junho em Luke, e fizeram a Força Aérea groundear temporariamente os F-35 nessa base.

Desde que os F-35s de Luke voltaram a voar, os pilotos relataram três PE adicionais, de acordo com o coronel Ben Bishop, comandante do 56º Grupo de Operações e piloto de F-35. Os sintomas foram mais leves do que nos cinco eventos iniciais e, em cada caso, os pilotos conseguiram recuperar a aeronave com segurança, disse à Aviation Week em uma entrevista de 23 de outubro.

A taxa de PEs no F-35A é significativamente maior do que nas outras variantes de F-35. No geral, desde 2006-2017, o JPO registrou 29 PEs em todas as variantes do F-35: 20 no F-35A; quatro no F-35B do USMC; e cinco no F-35C da US Navy.

Depois de meses de investigação, a equipe que pesquisa PEs no F-35A ainda não encontrou uma causa raiz do problema. A equipe ainda não tem certeza se os incidentes indicam hipoxia real — falta de oxigênio no sangue — ou qualquer número de estados fisiológicos semelhantes, como a hipercapnia (altos níveis de dióxido de carbono no sangue, às vezes causados ​​por hiperventilação), hipoxia histotóxica (a presença de uma toxina), doença de descompressão, ou mesmo simplesmente desidratação, falta de sono ou nervosismo.

Mas, embora os incidentes continuem a ocorrer em Luke e em outros lugares, a equipe está pelo menos delimitando o problema.

FONTE: aviationweek.com

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