Linha de montagem do F-35

Linha de montagem do F-35

Por Valerie Insinna

O Departamento de Defesa vai mergulhar profundamente em uma revisão de custos de produção do caça F-35 que está oficialmente em andamento. Uma equipe de funcionários do Pentágono iniciou recentemente a busca pela enorme cadeia de suprimentos do caça conjunto, disse um alto funcionário nesta segunda-feira.

O Pentágono sabe o quanto está pagando pelo F-35, mas o mergulho profundo (“deep dive”) ajudará as autoridades a entender o verdadeiro custo do jato e porquê, além do que pode ser feito para diminuir ainda mais o preço, disse Shay Assad, o diretor do departamento de preços de defesa.

Durante as próximas semanas, a equipe de avaliação se reunirá com as três principais contratadas do programa, a principal Lockheed Martin da F-35 — bem como a BAE Systems e a Northrop Grumman, que fazem grandes porções da fuselagem — para estabelecer os parâmetros da revisão.

“O Lockheed está familiarizada com este processo porque já fizemos isso antes com ela, então isso não é algo novo”, disse Assad. “Muitas das coisas que estamos falando são apenas práticas que ocorreram no passado, mas isso será muito mais rigoroso. Então, vamos defini-las com as empresas. E nós também apresentamos para eles o nosso plano em termos de sua base de subcontratados e isso é o que queremos fazer, e depois saímos e faremos o trabalho”.

A revisão levará cerca de um ano para ser concluída. “É um esforço muito intenso”, disse ele.

Enquanto Assad tem um objetivo de redução de custos em mente, ele se recusou a compartilhar esse número, dizendo que ele quer garantir que seja viável antes de divulgar publicamente o quanto ele esperará que o preço da produção e manutenção de F-35 diminua.

“Quais são as oportunidades e eles acreditam que eles podem implementá-las realisticamente? Não tem sentido criar metas que sejam ficção. Eu não acredito nesse tipo de coisas”, disse ele.

No entanto, Assad observou que ele pensa que a Lockheed pode reduzir os custos unitários para além do seu objetivo atual: um modelo de decolagem e pouso convencional F-35A a US$ 80 milhões até 2020.

“Eu acho que nossa visão é que acreditamos que há uma oportunidade em toda a cadeia, da Lockheed Martin, da Northrop e BAE para seus subcontratados. Queremos trabalhar com as empresas em colaboração para chegar nesse caminho para melhorias”, afirmou.

Assad anunciou a revisão “deep dive” em março, dizendo que esperava que ajudasse o departamento a saber onde descartar a cadeia de suprimentos e pressionar as empresas a investir seus próprios fundos em melhorias de redução de custos para o processo de fabricação.

Em setembro, o vice-almirante Mat Winter, chefe do escritório do programa conjunto do F-35, disse que o trabalho de Assad já começou a influenciar as negociações do contrato para uma compra de bloco internacional que engloba os lotes 12, 13 e 14.

“Ele continua a fornecer informações valiosas para o [diretor executivo do programa] para informar melhor minhas negociações de produção com a Lockheed Martin Aero”, disse Winter. “Você pode ler como que quiser. Não posso lhe dar mais detalhes sobre isso agora.”

FONTE: Defensenews

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