Um F-35 Lightning II, da Hill Air Force Base Utah, taxia para decolar da Joint Base Pearl Harbor-Hickam, em 13 de outubro de 2017. Foto: USAF

Um F-35 Lightning II, da Hill Air Force Base Utah, taxia para decolar da Joint Base Pearl Harbor-Hickam, em 13 de outubro de 2017. Foto: USAF

JOINT BASE PEARL HARBOR-HICKAM, Havaí – Aproximadamente 300 militares e 12 caças F-35A Lightning IIs da Hill Air Force Base, do 34th Fighter Squadron de Utah estão programados para se desdobrar para a Base Aérea de Kadena na ilha de Okinawa, no Japão, para uma rotação de seis meses. As aeronaves e o pessoal de apoio estão programados para chegar a Kadena no início de novembro.

Isso marca a primeira missão operacional do Comando do Pacífico dos EUA para o F-35A e se baseia na estréia bem sucedida do caça furtivo de quinta geração da Força Aérea dos EUA na região Indo-Ásia-Pacífico na Exposição Internacional Aeroespacial e de Defesa de Seul (ADEX) no início deste mês.

“O F-35A oferece ao combatente conjunto uma capacidade de ataque de precisão global sem precedentes contra ameaças atuais e emergentes, enquanto complementa nossa frota de superioridade aérea”, disse o general Terrence J. O’Shaughnessy, comandante das Forças Aéreas do Pacífico. “A aeronave é ideal para cumprir as obrigações do nosso comando, e estamos ansiosos para integrá-lo em nosso treinamento e operações”.

O F-35A está sendo desdobrado sob o programa de pacote de segurança de teatro (TSP) do U.S. PACOM, que está em operação desde 2004. Este desdobramento planejado há muito tempo é projetado para demonstrar o compromisso contínuo dos EUA com a estabilidade e segurança na região.

Enquanto esta será a primeira vez do F-35A naquele teatro, a variante F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA foi desdobrada para a Estação Aérea Marine Corps Iwakuni, Japão, desde janeiro de 2017.

FONTE: USAF

wpDiscuz