Lockheed Martin vai atualizar sensores IRST21 dos F/A-18E/F
A Boeing concedeu recentemente à Lockheed Martin dois contratos para atualizar seu sistema de sensores IRST21 para uso na frota de F/A-18E/F da Marinha dos EUA.
Os contratos do Block II fornecem até US$ 100 milhões para desenvolver software avançado, realizar atualizações de hardware e entregar protótipos. Esses esforços irão aprimorar ainda mais as capacidades comprovadas de detecção, rastreamento e alcance do IRST21 em ambientes onde não é possível empregar o radar.
“O programa estratégico de atualização do bloco da Marinha dos Estados Unidos nos permite continuar avançando nossa tecnologia e entregá-la rapidamente ao combatente”, disse Paul Lemmo, vice-presidente do Fire Control/Special Operations Forces Contractor Logistics Support Services na Lockheed Martin Missiles and Fire Control. “Estamos entusiasmados em implementar as atualizações do block II e melhorar o desempenho do IRST21”.
O sistema de sensores IRST21 usa tecnologia de busca e rastreamento por infravermelho para detectar e rastrear ameaças no ar. Comparado ao radar, o IRST21 melhora significativamente a resolução de múltiplos alvos, permitindo que os pilotos identifiquem com precisão as formações de ameaças em alcances mais longos. Essa capacidade de “ver primeiro, atacar primeiro” capacita os pilotos com maior tempo de reação, melhorando a capacidade de sobrevivência.
O IRST21 é a próxima geração do sistema de sensores IRST legado da Lockheed Martin, que acumulou mais de 300 mil horas de voo no F-14 da Marinha dos EUA e em plataformas internacionais F-15. Atualmente, o IRST21 voa montado no tanque de combustível externo central do F/A-18E/F.
DIVULGAÇÃO: Lockheed Martin