Primeiro C-130J-30 da França

O primeiro dos quatro C-130Js para equipar a Força Aérea foi apresentado neste 20 de outubro. Pintado nas cores da Força Aérea, o avião de transporte da Lockheed Martin deverá ser entregue até o final deste ano. O restante da frota, que em última análise, consistirá em quatro aeronaves, deverá ser entregue nos próximos dois anos, com as aeronaves de reabastecimento de voo (KC-130J) esperadas para 2019.

Anunciado em dezembro de 2015 como parte da atualização da Lei de Programação Militar, a encomenda de quatro C-130Js visa superar as deficiências de capacidade do A400M em termos de reabastecimento de helicópteros, mas também aumentar as capacidades de transporte de equipamentos e pessoal.

O Super Hercules será integrado a uma frota franco-alemã, que será baseada em Evreux. Deve incluir dez aviões, quatro do Armée de l´air e seis da Luftwaffe — mesmo que o governo alemão ainda não tenha feito um pedido à Lockheed Martin. A decisão de estabelecer uma frota franco-alemã foi anunciada no outono de 2016 e foi seguida por um acordo intergovernamental entre a França e a Alemanha em abril passado sobre a organização da operação, manutenção e treinamento de pessoal. O chefe do estado maior das Forças Armadas, almirante Philippe Coindreau também visitou Berlim e assinou um novo acordo de cooperação com o seu homólogo alemão, vice-almirante Joachim Rühle, em 18 de outubro.

Embora alguns detalhes tenham sido filtrados para o momento sobre as modalidades exatas da futura frota franco-alemã, o cronograma, no entanto, prevê a primeira capacidade operacional – e operações iniciais – a partir de 2021, enquanto espera uma capacidade operacional total para 2024. Um centro de treinamento será construído em cooperação entre a França e a Alemanha e deve ter um ou dois simuladores. Os treinamentos começarão em 2021 no BA 105, tanto para tripulação quanto para mecânica.

Os detalhes finais desta cooperação devem ser resolvidos até meados de 2018, antes da assinatura final do acordo intergovernamental.

FONTE: Le Journal de L’Aviation / COLABOROU: Roberto Santana

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