Rússia planeja novo avião militar médio de transporte
Novo cargueiro militar poderá operar de pistas não preparadas
As Forças Armadas da Rússia estão planejando comprar aeronaves de transporte militar de médio porte IL-276. O novo avião será capaz de transportar vários veículos de combate ou até centenas de soldados a uma distância de cinco a seis mil quilômetros. Ao mesmo tempo, o IL-276 poderá operar a partir de pistas não preparadas. A aeronave será criada com base no projeto russo-indiano não realizado da aeronave de transporte multifuncional MTA (Multi-role Transport Aircraft).
De acordo com especialistas, os militares precisam urgentemente do IL-276 para substituir a antiga frota de cargueiros construídos ainda na época soviética. Além disso, a novidade pode ser de interesse para compradores estrangeiros, principalmente dentre os parceiros tradicionais da Rússia.
O Izvestia foi informado no comando principal das Forças Aéreas e Espaciais, que no momento o departamento militar está em negociações com fabricantes de aeronaves. Em particular, o tempo e o programa para criar o IL-276 estão sendo discutidos. Mas já está certo de que a necessidade militar não é inferior a 55 aeronaves.
O acordo intergovernamental sobre o desenvolvimento conjunto e construção do MTA foi assinado por Moscou e Nova Deli em 2007. Três anos depois, o acordo de base foi concluído pela Russian United Aircraft Corporation e Hindustan Aeronautics Limited da Índia. Era esperado que o primeiro voo da aeronave se realizaria em 2017. Posteriormente, os termos foram mudados várias vezes. E no final de 2015, o lado indiano anunciou a retirada do projeto.
Mas em setembro de 2016, representantes de Ilyushin relataram que o projeto de um avião de transporte militar médio (SVTS) seria continuado. E em junho deste ano, o SVTS recebeu o nome oficial da IL-276 (anteriormente na mídia russa o projeto do MTA-SVTS foi chamado Il-214).
O IL-276 é um jato de dois motores com um peso de pouco mais de 60 toneladas. Sua carga útil é de cerca de 20 toneladas. A máquina será capaz de voar mais de 6.000 quilômetros a uma velocidade de mais de 800 quilômetros por hora.
O especialista militar independente, Anton Lavrov, acredita que a IL-276 será muito procurado pelos militares russos: “No futuro, irá substituir todos os aviões de transporte fabricados nos tempos da URSS — An-12, An-72, An-32”, explicou o especialista.
“O IL-276 terá consumo de combustível muito menor”, disse o especialista. Será útil para o transporte de carga e pessoas. O transporte de suprimentos para guarnições remotas é muito procurado, especialmente no Ártico. Também em sua base provavelmente será criada uma aeronave de EW e de inteligência de rádio.
Andrei Frolov, editor-chefe da revista Export of Arms, observou em sua conversa com o Izvestia que há uma demanda por aviões de transporte militar de médio porte no mercado mundial.
— O desenvolvimento russo pode interessar compradores tradicionais de nossos produtos militares. Mas muito dependerá do tempo, — disse o especialista. — O IL-276 terá fortes concorrentes. Os aviões de transporte médio com motores turbojet já são oferecidos para exportação por fabricantes brasileiros e chineses.
Atualmente, existem 40 transportes militares médios An-72 e mais de cem AN-12 na frota militar russa.
FONTE: Izvestia