Um porta-voz da Korean Aerospace Industries (KAI) disse que o avião de combate da próxima geração, KF-X, está sendo submetido a um “refinamento” e sua configuração está sendo alterada à medida que os testes prosseguem”.

O design, desenvolvido com a assistência da Lockheed Martin, será submetido a uma revisão preliminar do projeto em meados de 2018.

As reportagens da mídia indicam que o governo sul-coreano investiu mais de US$ 7 bilhões no programa para produzir um caça multirole de geração 4.5 com a expectativa de que cerca de 120 unidades serão adquiridas pela Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) e 80 pela Força Aérea da Indonésia.

A aeronave bimotor está no horário e o primeiro protótipo deverá ser lançado em 2022 e tornar-se operacional até 2026, segundo fonte da KAI. Os comentários foram feitos na ADEX International Aerospace & Defense Exhibition desta semana em Seul, que se realiza de 17 a 22 de outubro.

O modelo em escala da KAI em exibição no estande estava equipado com mísseis ar-ar AIM-9X, pod eletro-ótico, pod de navegação, bombas guiadas de precisão e tanques de combustível externos.

O porta-voz disse que a KAI planeja produzir uma variante de exportação para o mercado internacional após a entrega à ROKAF.

A Hanwa Systems é responsável pela aviônica e outros sistemas para o KF-X. Estes incluem o display multifunções, sistema de busca e rastreamento por infravermelho, radar AESA, computador principal, painel de controle do sistema de gerenciamento de aeronave e rastreamento de alvo eletro-ótico.

Atualmente, todos estes ainda estão em desenvolvimento, disse um porta-voz da Hanwa.

FONTE: Shephard Media

wpDiscuz