O blog Caixa Preta da Solange, da jornalista Solange Galante, noticiou ontem que o KC-390 sofreu um estol e uma descida brusca quando fazia um voo de teste, no dia 12 de outubro.

A imagem abaixo, capturada do site  Flight Radar 24, mostra o KC-390 da Embraer sobre a área de ensaios em Gavião Peixoto (SP), e nela foi congelado o instante em que a aeronave sofreu um estol e começou a cair.

Uma fonte muito próxima da Embraer e que não quis se identificar, confirmou à Solange que o avião militar voava a cerca de 20 mil pés quando sofreu a queda e desceu verticalmente em cerca de um minuto, chegando a pouco mais de 3 mil pés – sobre terreno com aproximadamente dois mil pés de altitude.

A fonte afirmou que não é possível avaliar a velocidade máxima atingida pelo avião durante essa queda, que superou quatro G negativos – o suficiente para torcer sua estrutura a ponto de inutilizar o avião para novos voos. A fonte disse ainda que ele soltou pedaços, durante a queda.

O KC-390 PT-ZNF é o primeiro dos três protótipos da campanha de ensaios e participava de testes de formação de gelo no último feriado (12 de outubro).

Abaixo, o comunicado oficial da Embraer:

“Um protótipo do avião de transporte multimissão KC-390 realizou na manhã de quinta-feira, 12 de outubro, ensaios em voo para situação de estol, que resultam em perda de altitude da aeronave, devido à diminuição da força de sustentação, como parte da campanha de testes para certificação.

Em razão das manobras efetuadas e seguindo os protocolos estabelecidos, a tripulação solicitou retorno antecipado à base, pousando normalmente no aeródromo da companhia em Gavião Peixoto (SP) onde a campanha de ensaios é realizada.

A entrada em serviço do KC-390 está prevista para acontecer em 2018, conforme o cronograma do programa. Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo.”

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