Segundo site russo, F-35 israelense foi danificado por mísseis sírios

201

F-16I e F-35I

Oficialmente a aeronave colidiu com um pássaro e conta do twitter da IDF menciona lançamentos de SAM contra aeronave da IDF-AF.

A rádio estatal israelense Kan noticiou ontem que uma das aeronaves F-35I da IDF-AF (Força Aérea Israelense) colidiu com pássaros duas semanas atrás durante um exercício de rotina. O informe também cita que não houve vítimas e a aeronave pousou em segurança.

A matéria da rádio informa também que em função dos danos sofridos é possível que o caça tenha perdido parte de suas capacidades furtivas e por este motivo a IAF-DF decidiu manter a aeronave em solo (“groundeada”) até que técnicos da Lockheed Martin (empresa que projetou e fabrica o F-35) avaliem as condições da aeronave.

Oficialmente a IDF-AF informou que duas avarias foram identificadas na fuselagem durante inspeção de rotina após a aeronave voltar de uma missão de rotina, quando colidiu com um pássaro. O avião teria condições de retornar à linha de voo em alguns dias.

Por outro lado o site russo South Front acredita que o avião tenha sido danificado por estilhaços lançados a partir de um míssil S-200 disparado por uma bateria antiaérea síria. O disparo realizado por uma bateria síria foi confirmado pelo twitter do Ministério da Defesa de Israel (abaixo), mas o mesmo não menciona o tipo de aeronave engajada nem mesmo que tenha atingido a mesma.

 

wpDiscuz