Voa o ARJ21-700 com sistema de navegação BeiDou, o GPS chinês
Um avião regional ARJ21-700 desenvolvido na China, que possui o sistema de navegação BeiDou instalado, completou com sucesso um voo de teste, disse a empresa de aviação comercial da China (COMAC) no sábado (14/10). O voo de teste foi realizado a partir de um aeroporto na província de Shandong, no leste da China, na manhã de sábado.
Foi a primeira vez que um jato regional de produção chinesa foi equipado com o sistema de navegação por satélite chinês BeiDou. O voo testou o desempenho do receptor de informações de navegação a bordo, o sistema de aprimoramento de sinal baseado em terra e a função de mensagem curta do sistema BeiDou.
Os resultados mostraram que o desempenho dos sistemas de navegação desenvolvidos pela China está a par com sistemas similares produzidos no exterior, e até atinge nível internacionalmente avançado em índice de posicionamento transitório e rápido, disseram as fontes da COMAC.
O sistema de navegação BeiDou tem recebido um número crescente de aplicações ligadas ao cotidiano, desde bicicletas compartilhadas até cartões bancários e veículos de patrulha não tripulados.
O primeiro sistema BeiDou, oficialmente chamado de Sistema Experimental de Navegação por Satélite BeiDou e também conhecido como BeiDou-1, consiste em Três satélites e oferecem cobertura limitada e aplicações. Oferece serviços de navegação, principalmente para clientes na China e regiões vizinhas, desde 2000.
A segunda geração do sistema, oficialmente chamado BeiDou Navigation Satellite System (BDS) e também conhecido como COMPASS ou BeiDou-2, será um sistema global de navegação por satélite composto por 35 satélites e está em construção a partir de janeiro de 2015. Ele se tornou operacional na China em dezembro de 2011, com 10 satélites em uso e começou a oferecer serviços aos clientes na região Ásia-Pacífico em dezembro de 2012. Está planejado para começar a servir clientes globais após sua conclusão em 2020.
Em 2015, a China iniciou a construção do sistema BeiDou de terceira geração (BDS-3) na constelação de cobertura global. O primeiro satélite BDS-3 foi lançado em 30 de março de 2015. A partir de fevereiro de 2016, cinco satélites de validação em órbita BDS-3 foram lançados.
De acordo com o China Daily, quinze anos após o lançamento do sistema de satélites, ele está gerando um volume de negócios de US$ 31,5 bilhões por ano para grandes empresas como a China Aerospace Science and Industry Corp, AutoNavi Holdings Ltd e China North Industries Group Corp.
O BeiDou foi descrito como um potencial sistema de navegação por satélite para ultrapassar o GPS em uso global, e espera-se que seja mais preciso do que o GPS quando estiver completo.
ARJ21-700
A Administração da Aviação Civil da China (CAAC) emitiu certificação para produção em série do jato regional Comac ARJ21-700, o que significa que o fabricante agora pode fornecer aviões sem a necessidade de obter um certificado separado para cada exemplar.
A aprovação, emitida em 9 de julho, ocorre cerca de dois anos e meio depois que o avião ganhou seu certificado de tipo e mais de um ano e meio depois do cliente Chengdu Airlines ter recebido a primeira aeronave. Agora voando dois dos aviões em uma configuração de 90 lugares, a Chengdu Airlines espera receber mais cinco de um pedido de 30 unidades até o final do ano.
O presidente da Comac, He Dongfeng, prometeu fazer o ARJ21 uma aeronave que “as companhias aéreas estão dispostas a comprar, os pilotos estão dispostos a voar e nos quais os passageiros estão dispostos a viajar”. Ele acrescentou que a Comac pretende acelerar a produção para satisfazer a escassez de aeronaves civis chinesas e fazer novas contribuições para fazer da China como uma força de fabricação.
Yang Shuanchang, vice-diretor-geral do departamento de indústria de equipamentos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), disse que o ARJ21 servirá como base para o desenvolvimento de outros aviões civis, como o C919, que voou pela primeira vez em 5 de maio e deverá receber certificação chinesa em 2019.
A Comac afirma ter acumulado pedidos de 413 jatos ARJ21 de 19 clientes.
FONTE: ecns.cn