Scaled Composites revela novo e misterioso protótipo ‘Model 401’

13
Model 401

Por Valerie Insinna

WASHINGTON — A subsidiária da Northrop Grumman, Scaled Composites, estreou uma nova aeronave experimental, Model 401, em um anúncio de 11 de outubro do primeiro voo do protótipo.

A empresa construiu dois protótipos do Model 401 em serviço de um cliente não divulgado “para demonstrar técnicas de fabricação avançadas e de baixo custo e fornecer aeronaves para serviços de pesquisa de voo para parceiros da indústria e o governo dos Estados Unidos”, afirmou em um comunicado de imprensa.

Ambos os aviões Model 401 medem 11,6 metros de comprimento com uma envergadura também de 11,6 metros e têm um peso vazio de 4.000 libras (1.816 kg). A aeronave, que é propulsada por um motor Pratt & Whitney JTD15D-5D, pode atingir Mach 0.6 e voar até três horas por vez. Seu peso máximo de decolagem é de 8 mil libras (3.632 kg).

“Este é um momento tão emocionante para nós. A Scaled está na vanguarda do desenvolvimento de aeronaves experimentais e tenho a sorte de ter um assento na primeira fila”, disse Aaron Cassebeer, engenheiro de projetos da Scaled Composites. “Hoje foi um excelente dia para nossa equipe de testes. Tivemos um ótimo voo e esperamos o futuro programa de teste “.

Os registros da Administração Federal de Aviação mostram que a agência certificou os dois protótipos em 19 de abril.

Além desses escassos detalhes, existe pouca informação sobre o Modelo 401, embora seu design sugira um interesse em baixa observabilidade.

A foto do Model 401 imediatamente provocou especulações no Twitter sobre sua missão e capacidade, com muitos observadores notando suas semelhanças físicas com o Predator C Avenger da General Atomics, que tem uma forma similar de asa e cauda.

FONTE: Defense News

wpDiscuz