F-35: dúvidas sobre entregas ao Reino Unido
Por Deborah Haynes
A próxima geração de jatos rápidos da Grã-Bretanha dificilmente será entregue conforme planejado por causa de preocupações sobre simuladores, software e armas.
O Ministério da Defesa baixou uma classificação de confiança na entrega do programa F-35 Lightning II para âmbar/vermelho, que era âmbar em junho, disse o fiscal de gastos do governo.
A mudança é significativa para um projeto que custa bilhões de libras. Os jatos F-35B devem voar a partir dos dois novos porta-aviões da Royal Navy, com o primeiro avião a operar do HMS Queen Elizabeth até o final de 2020.
O Escritório de Auditoria Nacional (NAO) produziu uma nota de três páginas para o comitê de contas públicas parlamentares, que está examinando a gestão do programa geral do governo para entregar porta-aviões e jatos F-35. O “memorando suplementar” foi publicado ontem à tarde.
O Ministério da Defesa disse à NAO que o programa permanece no cronograma e no orçamento, mas o funcionário responsável havia revisado sua “confiança na entrega”, afirmou.
FONTE: The Times