Jatos Kfir da Colômbia no exercício Red Flag, em 2012

Jatos Kfir da Colômbia no exercício Red Flag, em 2012 – Foto: USAF

A Força Aérea Colombiana (FAC) confirmou ao site Infodefensa.com que equipou seus caças-bombardeiros IAI Kfir com radares AESA (Active Electronically Scanned Array) IAI Elta EL/M-2052. O radar tem capacidades ar-ar, ar-superfície e BVR (Beyond Visual Range) e foi incorporado à frota de IAI Kfir C.10 da FAC.

Um total de nove equipamentos do tipo foi adquirido em dois lotes, e parte deles foi instalada nos jatos Kfir, que tem sido provados intensamente em exercícios da FAC com excelentes resultados, dado o notável incremento de capacidades que o sistema proporciona.

Os radares AESA são radares de varredura eletrônica cuja antena não precisa de movimentação mecânica para varrer o espaço aéreo. Em vez disso, o radar emprega vários elementos T/R que emitem múltiplas vezes em diferentes frequências, o que lhe permite detectar, rastrear e identificar um maior número de alvos (até 64), mais rapidamente e em alcances mais longos. Pode também operar em ambientes eletrônicos hostis já que tem capacidade LPI (Low Probability of Intercept) para evitar o alerta antecipado de equipamentos RWR (Radar Warning Receiver).

Este é o caso do radar que opera agora na FAC, o qual traz uma capacidade única aos pilotos colombianos que tornam-se assim os primeiros da região Sul-americana a operar este tipo de tecnologia.

Também foi confirmado o recebimento do míssil ar-ar I-Derby-ER, aumentando a capacidade de emprego de armamento dos Kfir.

FONTE: Infodefensa.com

wpDiscuz