A Airbus divulgou um vídeo com os detalhes da investigação sobre os acidentes com o helicóptero H225 (EC225).

O último acidente fatal ocorreu com o helicóptero H225 (EC225) da CHC perto de Turøy, na Noruega, em 29 de abril de 2016. A aeronave, que transportava 11 passageiros e dois tripulantes, estava retornando a Bergen Flesland a partir da plataforma Gullfaks B no Mar do Norte. O descolamento da cabeça do rotor principal e do mastro causou a queda da fuselagem em uma pequena ilha abaixo, matando todos os 13 a bordo.

Os destroços da fuselagem principal pegaram fogo após o acidente, e depois caíram no mar, enquanto o rotor principal finalmente pousou a várias centenas de metros de distância do local do acidente.

O relatório preliminar apresentava como causa provável do acidente uma falha do módulo epicíclico, barra de suspensão (lift strut) anexa e na caixa de velocidades principal (main gearbox box – MGB) cônica principal.

O vídeo mostra a investigação detalhada da Airbus, que conseguiu descobrir com precisão a sequência exata dos eventos que levaram ao acidente, provocado pela rachadura de uma engrenagem planetária, que causou o colapso do segundo estágio da MGB.

As rachaduras na engrenagem planetária começaram com um pequeno desgaste provocado pelos rolamentos, que até certo ponto é considerado normal, mas que foi ampliando até virar uma rachadura.

O vídeo também mostra as medidas que a Airbus tomou para minimizar os riscos de acidentes do mesmo tipo.

wpDiscuz