A400M: primeira missão operacional tática no Sahel
No dia 1 de setembro, um Atlas A400M da 61ª Ala de Transporte, com base em Orleans, desembarcou na base operacional avançada da Madama, no Níger. Esta foi a primeira vez desde a fase de testes em 2016 de que a aeronave realizou esse tipo de pouso tático sob condições operacionais na faixa Sahelo-Saharan.
Este voo confirmou as capacidades de transporte do A400M em terreno não preparado, em apoio à operação trilateral realizada conjuntamente no nordeste do Níger pelas forças armadas nigeriana e chadiana e a Força Barkhane.
Para esta operação, chamada MAI BOULALA, foram transportados cerca de 200 soldados da Força Barkhane de Gao no Mali e N’Djamena no Chade, juntamente com várias toneladas de frete. Mas é especialmente para o transporte de veículos blindados VAB e helicópteros que o A400M demonstrou seu alto valor agregado: “Graças ao grande tamanho de sua fuselagem, esta aeronave pode transportar cargas de grande porte em longas distâncias sem exigir a longa e difícil desmontagem e preparação antes de carregar para o voo”, diz o capitão.
Um helicóptero de transporte do campo de batalha Puma e um helicóptero leve Gazelle foram transportados pelo Sahel em um curto espaço de tempo graças às capacidades oferecidas pelo mais novo avião de transporte da Força Aérea.
Tendo chegado na região do Sahel em 30 de agosto, voando da Base Aérea 123 em Orléans, este A400M também entregou diretamente ao Gao um scanner de campo para o centro médico da plataforma operacional do deserto.
As capacidades do A400M dão à Barkhane Force um bem de transporte capaz de projetar um grande volume de soldados e equipamentos de um território tão grande como a Europa, a vários mil quilômetros da base e em um curto espaço de tempo.
Com o seu desempenho tático e suas possibilidades de transporte, o A400M multiplica as capacidades logísticas da Força Barkhane, oferecendo uma vasta gama de novos modos de ação.
Conduzido pelas forças armadas francesas em parceria com os países do Sahel G5, a Operação Barkhane foi lançada em 1 de agosto de 2014. Baseia-se em uma parceria estratégica com os principais países do Sahel-Sahariano: Mauritânia, Mali, Níger, Chade e Burkina Faso.
Compreende cerca de 4.000 militares cuja missão é apoiar as forças armadas dos países parceiros em seus esforços para combater os grupos armados terroristas na região e apoiar as forças armadas dos países parceiros para que possam enfrentar essa ameaça, particularmente na quadro da força conjunta G5 Sahel que está sendo estabelecida.
FONTE: Ministério da Defesa da França