CR929, o novo avião russo-chinês ‘wide-body’
Em uma cerimônia no dia 29 de setembro de 2017, a United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia em conjunto com a Corporação Chinesa de Aviação Civil (COMAC), batizaram sua aeronave “wide-body” de longo alcance de nova geração.
Na cerimônia realizada na sede da SOMAS em Xangai, o lado russo foi representado pelo vice-ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa Oleg Bocharov, presidente da PJSC UAC Yury Slyusar. O lado chinês foi representado pelo vice-ministro da Indústria e Informação da China, Xin Gobin e presidente do Conselho de Administração da COMAC, He Dongfeng. O presidente da “joint venture” China-Rússia Commercial Aircraft International Corporation (CRAIC) Guo Bozhi também participou do evento.
O nome da família de aeronaves é CR929. A versão básica da aeronave de longa distância “wide-body” será designada como CR929-600, a versão menor CR929-500 e a versão maior CR929-700.
As letras C e R indicam os participantes do projeto: C – China, R – Rússia. CR são também as duas primeiras letras do nome da empresa conjunta russo-chinesa – CRAIC, que atua como operador do programa da aeronave “wide-body” de longa distância.
“Na cultura chinesa, o número 9 significa a eternidade. Nós estrategicamente batizamos e numeramos conjuntamente para construir o conceito de uma única oferta de aeronaves civis. Assim, a família CR929 reflete a oportunidade de formar uma proposta para as companhias aéreas em conjunto com o “narrow-body” chinês C919 e a numeração de cada membro da família continua a linha de ofertas de aeronaves comerciais da OAK, do MS-21-200/300/400 ao CR 929-500/600/700, disse o presidente da UAC, Yury Slyusar, na cerimônia solene em Xangai.
“Os próximos 20 anos serão um período estrategicamente importante no desenvolvimento da indústria mundial da aviação civil. Faremos o nosso melhor para tornar o CR929 um exemplo de cooperação bem sucedida entre a Rússia e a China no mundo moderno”, afirmou o presidente da Conselho de Administração da COMAC, He Dongfeng.
Além disso, as partes apresentaram o logotipo da joint venture CRAIC, usado na pintura da aeronave. O logotipo representa duas asas iguais que se movem uniformemente da esquerda para a direita. Ele simboliza o co-desenvolvimento e um vetor de movimento para a frente. As cores nas quais as asas são feitas simbolizam os participantes do projeto: vermelho – China, azul – Rússia.
Quanto aos estágios de trabalho no programa de um avião de longa distância “wide-body”, até agora as partes desenvolveram um conceito de família, determinando as características preliminares da aeronave. Os próximos passos são a transição do programa para o desenho básico e o estágio do pedido de propostas de fornecedores de sistemas e equipamentos.