F-15 Eagle

BERLIM — A Alemanha solicitou aos militares dos Estados Unidos dados reservados de dois aviões de combate da Boeing, já que procura substituir os antigos aviões de combate Tornado até 2025, dando um impulso à empresa norte-americana travada em uma disputa comercial com o Canadá e Grã-Bretanha.

Uma carta enviada pela divisão de planejamento do Ministério da Defesa da Alemanha, lida pela Reuters, diz que identifica os caças F-15 e F/A-18E/F da Boeing como potenciais candidatos para substituir os jatos Tornado, que entraram em serviço em 1981.

Espera-se que um briefing reservado aconteça em meados de novembro, na sequência de um briefing similar fornecido por autoridades norte-americanas sobre o avião de combate F-35 da Lockheed Martin em julho.

O ministério disse que também está buscando informações do gigante aeroespacial europeu Airbus, que fabrica o Eurofighter Typhoon junto com o BAE Systems da Grã-Bretanha e Leonardo da Itália.

O desenvolvimento é um impulso para a Boeing em um momento em que está sob fogo do Canadá e Grã-Bretanha, depois que sua queixa levou os Estados Unidos a impor um imposto preliminar de 220% sobre os jatos CSeries construídos pela Bombardier.

A Boeing disse que estava trabalhando com o governo dos EUA para fornecer a informação que a Alemanha havia solicitado.

FONTE: Reuters

wpDiscuz