J-20 com suas baias de armas abertas

BEIJING — O caça furtivo J-20 da China foi oficialmente incorporado no serviço militar, de acordo com Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa chinês na quinta-feira.

Os testes de voo estão sendo realizados conforme previsto, disse Wu em uma coletiva de imprensa.

O J-20 é o avião de combate de médio e longo alcance da China de quinta geração da China. Fez seu primeiro voo em 2011 e foi apresentado ao público pela primeira vez no 11º Airshow China, em Zhuhai, província de Guangdong, em novembro do ano passado.

A China colocou em serviço seu caça furtivo de nova geração J-20 para reduzir o “gap” militar com os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que os chineses constroem uma Marinha de “primeira classe” e desenvolvem um forte Corpo de Fuzileiros Navais.

No entanto, questões permanecem se o novo caca chinês pode igualar as propriedades de evasão de radar do avião de combate Lockheed Martin F-22 Raptor, ou o último jato de ataque no arsenal americano, o Lockheed F-35.

A China revelou outro caça furtivo que está desenvolvendo, o J-31, no show aéreo de Zhuhai em 2014. A China espera que o J-31, ainda em desenvolvimento, venha a competir com os aviões stealth F-35 fabricados nos EUA no mercado internacional.

J-20
Vista ventral do J-20
Shenyang J-31

FONTE: Xinhua

wpDiscuz