Ministro eslovaco descarta compra de caças russos

29

O ministro da Defesa da Eslováquia, Peter Gajdos, disse que o ministério recebeu ofertas dos EUA para fornecer caças F-16 e a Suécia para caças JAS-39 Gripen. Estas ofertas são para uma demanda de compra prevista de 14 aviões de combate. porém, os MiG não estão em consideração.

“Certamente, ninguém está contando que compraremos caças MiG”, disse Gajdos, de acordo com o jornal local Novy Cas. No início deste mês ele disse que Bratislava avaliou a oferta da Rússia para fornecer novas aeronaves, mas isso foi feito para proporcionar ao ministério uma posição de negociação melhor.

A aquisição planejada para substituir os jatos Mikoyan MiG-29 da Eslováquia é avaliada em cerca de € 1.1 bilhão (US $ 1,32 bilhão). A Eslováquia pretende adquirir novos aviões de combate antes de 2019, quando o acordo de manutenção para o MiG-29 está programado para expirar.

O ministério deveria selecionar o contratado até o final de setembro, mas Gajdos disse que pediu mais seis meses para tomar uma decisão final. O vice-ministro da Defesa, Robert Ondrejcsak, criticou a demora, afirmando em 27 de setembro que a Força Aérea da Eslováquia será forçada a “ampliar sua dependência da Rússia”.

FONTE: DefenseNews (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

wpDiscuz