EUA decidem taxar em 219,6% importação de aviões da Bombardier
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, anunciou a determinação preliminar afirmativa na indenização de direitos compensatórios (CVD) de aeronaves civis grandes de 100 a 150 lugares do Canadá, inferindo que os exportadores desta mercadoria receberam subsídios passíveis de medidas compensatórias de 219,63 por cento.
O Departamento de Comércio encarregará as Alfândegas dos EUA e a Proteção de Fronteiras para coletar depósitos em dinheiro de importadores de aeronaves civis grandes de 100 a 150 lugares com base nessas taxas preliminares.
“Os Estados Unidos valorizam suas relações com o Canadá, mas mesmo nossos aliados mais próximos devem cumprir as regras”, disse o Secretário Ross. “O subsídio de bens por governos estrangeiros é algo que a administração Trump leva muito a sério, e continuaremos avaliando e verificando a precisão dessa determinação preliminar”.
Embora as aeronaves civis canadenses sujeitas a esta investigação ainda não tenham sido importadas, um comunicado de imprensa de abril de 2016 anunciando a venda de aeronaves civis canadenses para uma companhia aérea dos EUA avaliou a compra em mais de US$ 5 bilhões.
O peticionário é The Boeing Company (IL).
A aplicação da lei comercial dos EUA é um foco privilegiado da administração Trump. De 20 de janeiro a 20 de setembro de 2017, o Departamento de Comércio iniciou 65 investigações antidumping (AD) e CVD – um aumento de 48% em relação ao ano anterior. Para o mesmo período de 2016, o Departamento de Comércio havia iniciado 44 investigações antidumping e de direitos compensatórios.
O Departamento de Comércio atualmente mantém ordens de serviço 411 AD e CVD que fornecem alívio às empresas e indústrias americanas afetadas pelo comércio injusto. As leis CVD fornecem às empresas e trabalhadores dos EUA um mecanismo internacionalmente aceito para buscar alívio dos efeitos nocivos de uma subvenção injusta das importações para os Estados Unidos.
A menos que a determinação final esteja alinhada com a investigação concorrente de direitos antidumping, o Comércio está programado para anunciar sua determinação CVD final nesta investigação em 12 de dezembro de 2017.
Se o Departamento de Comércio fizer uma determinação definitiva afirmativa de subvenção e a Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC) estabelece uma determinação positiva definitiva de prejuízo, o Comércio emitirá uma ordem CVD. Se o Departamento de Comércio fizer uma determinação final negativa de subsidação ou o ITC fizer uma determinação final negativa de prejuízo, a investigação será encerrada e nenhum pedido será emitido.
Clique AQUI para obter uma ficha informativa sobre a decisão.
A unidade de Execução e Conformidade do Departamento de Comércio dos EUA na Administração do Comércio Internacional é responsável pela aplicação vigorosa das leis comerciais dos EUA e faz isso através de um processo imparcial e transparente que respeite as regras internacionais e se baseia unicamente em evidências factuais.
As importações de empresas que recebem subsídios injustos de seus governos sob a forma de subsídios, empréstimos, infusões patrimoniais, isenções fiscais e insumos de produção estão sujeitas a “direitos compensatórios” destinados a combater diretamente esses subsídios.
No ano fiscal de 2016, os Estados Unidos arrecadaram US$ 1,5 bilhão em direitos de US$ 14 bilhões em bens importados que tinham baixo preço ou foram subsidiados por governos estrangeiros.
FONTE: U.S. Department of Commerce; 26 de setembro de 2017
Declaração da Bombardier sobre a decisão preliminar do Departamento de Comércio dos EUA sobre deveres compensatórios
“Estamos totalmente em desacordo com a decisão preliminar do Departamento de Comércio. A magnitude do dever proposto é absurda e divorciada da realidade sobre o financiamento de programas de aeronaves multibilionárias. Este resultado sublinha o que temos dito há meses: as leis de comércio dos EUA nunca tiveram a intenção de serem usadas dessa maneira, e a Boeing está buscando usar um processo distorcido para sufocar a concorrência e evitar que as companhias aéreas dos EUA e seus passageiros se beneficiem da C Series canadense.
A simples verdade é que a Bombardier criou uma aeronave superior que é mais eficiente, mais confortável e mais silenciosa. A C Series serve um segmento de mercado não suportado por nenhum fabricante dos EUA. A Delta quer trazer este novo avião notável para o público usuário de transporte aéreo dos EUA. A Boeing quer evitar que os passageiros dos EUA percebam esses benefícios, independentemente do dano que causaria à indústria aeroespacial dos Estados Unidos e do custo para companhias aéreas e consumidores.
Olhando além das decisões preliminares de hoje e do próximo mês, a Comissão de Comércio Internacional determinará no próximo ano se a Boeing sofreu qualquer prejuízo pela C Series. Como a Boeing não competiu na Delta e porque a Boeing anos atrás abandonou o mercado da C Series, não há nenhum dano.
Existe um amplo consenso na indústria sobre este ponto, bem como um crescente coro de vozes, incluindo companhias aéreas, grupos de consumidores, especialistas em comércio e muitos outros que se manifestaram para expressar graves preocupações com a tentativa da Boeing de forçar as companhias aéreas norte-americanas a comprar menos aviões eficientes com configurações que não querem e que não oferecem economia.
O governo dos EUA deve rejeitar a tentativa da Boeing de inclinar injustamente o campo de jogo a seu favor e impor um imposto indireto sobre o público usuário de transporte aéreo através de tarifas de importação injustificadas “.
A Bombardier é o principal fabricante mundial de aviões e trens. A Bombardier está sediada em Montreal, no Canadá, e nossas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD). No exercício findo em 31 de dezembro de 2016, apresentamos receita de US $ 16,3 bilhões.
FONTE: Bombardier, Inc.; 26 de setembro de 2017