Airbus A330 MRTT

Airbus A330 MRTT

BRUXELAS — Em uma cerimônia de assinatura em 25 de setembro de 2017, o atual contrato do Multinational Multi-Role Tanker Transport Fleet (MMF) foi alterado para incluir a Alemanha e a Noruega como participantes do projeto MMF, juntamente com os Países Baixos e Luxemburgo.

O Sr. Arturo Alfonso-Meiriño, Diretor da OCCAR (Organisation for Joint Armament Cooperation), Sr. Bernhard Brenner, Vice-Presidente Executivo de Marketing e Vendas da Airbus Defence & Space, e do Sr. Didier Plantecoste, Airbus Defense & Space Chief of Tanker Programs and Derivatives assinaram oficialmente a emenda nos escritórios da OCCAR-EA em Bonn, Alemanha.

Esta emenda exerce uma opção de contrato para aumentar significativamente o alcance do projeto das duas aeronaves A330 MRTT encomendadas inicialmente para sete aeronaves no total, incluindo também opções para até quatro aeronaves adicionais (aumento potencial para 11 aeronaves no total).

A alteração do contrato significa uma evolução importante do programa MMF como uma capacidade chave para a OTAN e as Forças Aéreas europeias, demonstra a crescente confiança dos países europeus na solução cooperativa alcançada pela União Européia e pela OTAN e reconhece o produto A330 MRTT. Novas nações devem se juntar ao MMF no futuro e exercer as opções de contrato disponíveis.

Também participaram desta importante cerimônia de assinatura: o Sr. Peter Dohmen, o gerente geral da NSPA, o Sr. Jan der Kinderen, dos Países Baixos, o Sr. Tom Schons, de Luxemburgo, o Sr. Stefan Neumann, da Alemanha, e o Sr. Dion Polman, EDA.

O projeto MMF foi iniciado pela Agência Europeia de Defesa (EDA) em 2012 e a Organização Conjunta de Cooperaão em Matéria de Armamento (OCCAR) administra a aquisição como Agente de Execução de Contrato da Agência de Apoio e Aquisição da OTAN. A fase de aquisição foi lançada em julho de 2016 com a assinatura do contrato original e inclui os dois primeiros anos de suporte. Após a fase de aquisição, a NSPA será responsável pelo gerenciamento completo do ciclo de vida da frota.

O Programa é financiado pelos quatro participantes para o projeto MMF que terá o direito exclusivo de usar essas aeronaves pertencentes à OTAN que operarão em um arranjo de pool. As aeronaves serão configuradas para o reabastecimento em voo, transporte de passageiros (incluindo VIPs) e de carga, bem como para voos de evacuação médica. As aeronaves serão operada por uma unidade multinacional da Base Operacional Principal (MOB) em Eindhoven (NLD) e Base Operacional Avançada (FOB) em Colônia (GER).

A entrega das sete aeronaves A330 MRTT atualmente sob contrato da linha de conversão de aviões-tanque da Airbus Defense e Space em Getafe perto de Madri é esperada entre 2020 e 2022.

FONTE: European Defence Agency

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