Saab vai disputar contrato ADAIR da USAF com Gripen Aggressor
A empresa de defesa e segurança Saab está explorando o potencial do Gripen Aggressor, recentemente anunciado, para atender às necessidades do treinamento de combate Adversary Air (ADAIR) da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). O novo Gripen Aggressor, com sua combinação única de alto desempenho e capacidades avançadas de sensor e datalink, combinado com um baixo custo do ciclo de vida, fornece uma solução perfeita para este requisito único.
Existe um segmento crescente dentro do mercado adversário de treinamento de combate aéreo para capacidades agressivas altamente avançadas para poder realizar treinamento de combate mais realista.
O Gripen Aggressor, recentemente revelado na exposição DSEI em Londres, no Reino Unido, fornece um sistema de aeronave oponente excepcionalmente capaz e diferente. É capaz de realizar as manobrações de combate avançadas e as táticas de rede necessárias para representar uma ameaça realista adversa similar ou dissimilar para pilotos atuais e futuros.
A solicitação da USAF para o ADAIR indica a necessidade de uma plataforma de aeronave dissimilar de alto desempenho e altamente capaz de atender aos requisitos de Nível C conforme descrito no documento de solicitação. Os pilotos de caça precisam treinar táticas de combate avançadas contra adversários similares ou dissimilares, o que é exatamente o que o Gripen Aggressor pode fornecer.
Com base na comprovada série C do Gripen, o Gripen Aggressor possui todas as características de manobra e voo reconhecidas associadas ao Gripen Fighter System, incluindo seus recursos avançados de sensor e datalink, mas especificamente adaptados ao papel adversário. Não irá transportar armamento real.
Ao contrário das plataformas antigas ou atuais plataformas de combate em uso pela USAF, o Gripen Aggressor traz uma aparência claramente distinta e um conjunto de capacidades para o cenário de treinamento que melhorará a proficiência dos pilotos da USAF.
O Gripen Aggressor, com conteúdo significativo nos EUA, compartilha muitos componentes e sistemas, incluindo o motor, em comum com as plataformas existentes nos EUA. Existe, portanto, um alto nível de sinergias logísticas que podem atuar para reduzir custos e maximizar a eficiência.
A Saab está atualmente explorando o potencial de mercado e business case para essa capacidade única e está em discussão com vários parceiros potenciais para fornecer uma solução.
FONTE: Saab