Northrop F-5E da Força Aérea Suíça

Caças Northrop F-5 da Força Aérea Suíça

As autoridades suíças estão relançando seu programa de aquisição de caças pois o referendo de 2014 cancelou a última concorrência

Por Georg Mader

No dia 6 de setembro, o ministro da Defesa da Suíça, Guy Parmelin, apresentou ao Bundesrat (o Conselho Ministerial Governamental Suíço) uma proposta para a substituição completa dos 26 caças F-5E/F e da F-A-18C/D da Swiss Air Force (SwAF).

O plano prevê a substituição de ambos os tipos de aeronaves começando em 2023, além da atual artilharia antiaérea Oerlikon de 35mm da SwAF e mísseis superfície-ar Rapier (SAMs) com um novo sistema de defesa aérea terrestre (conhecido como Bodengestützte Luftverteidigung ou BODLUV).

Enquanto uma comissão de avaliação da SwAF para a nova aeronave de combate — atualmente apelidada de NKF (Neues Kampfflugzeug) — reuniu-se com especialistas externos 14 vezes desde abril de 2016, várias abordagens para a aquisição permanecem sob deliberação.

Um relatório interno de 200 páginas visto pelo Defence IQ parece apoiar uma opção de 30 novas aeronaves de combate mais o sistema GBAD. No entanto, Parmelin tem pressionado em vez disso por uma solução “mais realista”, destinada a apaziguar partidos militares e políticos. A opção mais cara entretanto citou 55-70 caças e SAMs de longo alcance por cerca de US$ 15-18 bilhões.

O Bundesrat teria acordado com as linhas gerais da opção de Parmelin, mas uma maioria não concordou inicialmente com as implicações financeiras a mais longo prazo. Os ministros pediram a Parmelin cálculos mais detalhados do impacto orçamental, uma vez que os gastos exigirão US$ 1 bilhão por ano de 2023 a 2032 e, sem dúvida, impactarão o plano de compras já aprovado para o resto das Forças Armadas da Suíça.

Um porta-voz do governo disse que o Bundesrat provavelmente decidirá no final deste ano na data de lançamento de um Pedido de Propostas (RFP), desde que ele receba uma resposta satisfatória às suas perguntas.

Formação de Hornets suíços com F-18D em primeiro plano – foto Força Aérea Suíça

De acordo com o MoD, o RFP será enviado à Saab para o Gripen E/F; Airbus para o Typhoon (provavelmente o Tranche 3 com radar de matriz eletronicamente ativa); Dassault para o Rafale (provavelmente a versão F4); Boeing para o F-18E/F (provavelmente o Super Hornet Advanced) e Lockheed Martin para o F-35.

A escolha das empresas indica claramente que a SwAF pretende recuperar uma capacidade ar-terra perdida em 1994 com o Hawker ‘Hunter’ e uma capacidade de reconhecimento perdida em 2003 com a aposentadoria do Mirage IIIRS.

O novo movimento parece não atrapalhar um plano para prolongar a vida útil dos F/A-18 existentes. Na primavera de 2017, o “Army Report 2017” da Suíça foi aceito por maioria, incluindo um acordo de US$ 509 milhões para atualizar e modernizar a frota de Hornet. A aeronave receberá upgrades estruturais, a substituição da aviônica obsoleta e um novo míssil BVR. Os ministros, no entanto, rejeitaram (97 contra 85) o plano proposto para adicionar uma capacidade ar-terra. Essa capacidade teria sido adicionada ao novo plano de aquisição de jatos.

F-35A Joint Strike Fighter

Apoio público renovado
O Ministério da Defesa solicita quase três vezes os US$ 3,2 bilhões que teriam custado para adquirir 22 caças JAS 39E Gripen para substituir o obsoleto F-5 Tiger, aquisição que foi cancelada em maio de 2014.

Fontes suíças disseram ao Defence IQ que o governo inicialmente considerou levar a cabo a aquisição com fundos “enterrados” no orçamento da defesa para evitar um referendo. Essa ideia foi claramente arquivada por Parmelin, que talvez agora veja uma maior probabilidade de os cidadãos votarem a favor de novos caças como parte de um plano de modernização geral, muito antes de uma decisão ser tomada sobre que aeronave deve ser selecionada.

O referendo de 2014 foi realizado após as negociações com o Saab, levando os eleitores de esquerda e anti-armas a se unirem com apoiantes dos militares suíços que rejeitaram o Gripen E que era percebido como insuficiente em capacidade ou muito caro. Um rápido referendo agora está sendo planejado para 2019.

As últimas pesquisas públicas realizadas pela mídia suíça mostraram tendência para apoiar um novo caça, mas uma rejeição do F-35 como muito dispendiosa.

FONTE: www.defenceiq.com

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