Embraer estuda voltar a produzir aviões turboélice
A Embraer está considerando voltar a produzir um avião de passageiros turboélice, disse a empresa na última quinta-feira, potencialmente voltando a um segmento dominado pela franco-italiana ATR e a canadense Bombardier. Terceira maior fabricante de aviões do mundo, a Embraer disse que recentemente consultou companhias aéreas sobre “potencial oportunidades no mercado de turboélices”, mas enfatizou que qualquer decisão ainda estava longe.
O movimento representa uma inversão acentuada para a empresa que deixou de produzir turboélices em 2001 para se concentrar em jatos regionais — segmento que agora lidera globalmente, gerando mais de metade de sua receita.
A Embraer cogitou voltar a produzir turboélices em 2008, mas desistiu. A empresa lançará a próxima geração da linha comercial E-Jet nos próximos anos, liberando recursos de pesquisa e desenvolvimento para uma nova família de produtos.
O chefe de aviação comercial da Embraer, John Slattery, disse ao Aviation Club em Londres que os turboélices de passageiros existentes têm “décadas de idade”, criando espaço para um participante de uma nova estrutura e motores, segundo o Wall Street Journal, que deu a notícia no dia 14.9.17.
FONTE: Revista Época Negócios