Taurus KEPD 350K em voo

A Força Aérea da República da Coreia (RoKAF) anunciou, no dia 13 de setembro, que testou com sucesso um dos mísseis de cruzeiro ar-superfície Taurus KEPD 350K adquiridos recentemente.

O míssil foi disparado de um caça F-15K Slam Eagle sobre o Mar Amarelo (também conhecido como o Mar Oeste) e voou cerca de 400 km antes de atingir com precisão o alvo pretendido, disse a RoKAF, acrescentando que o teste demonstrou a habilidade do míssil de atingir de forma precisa alvos e instalações inimigas importantes a uma grande distância.

O teste, que aconteceu em 12 de setembro, foi projetado para “finalizar o processo de verificação do desempenho e capacidade operacional do Taurus [KEPD 350K], incluindo a integração do sistema com o avião de combate F-15K”, de acordo com a RoKAF.

O míssil, que tem um alcance de até 500 km, deverá desempenhar um papel importante no programa de ataque preventivo “Kill Chain” do país, projetado para destruir ameaças de mísseis antes que eles deixem o território norte-coreano. “Se for provocada, nossa força aérea punirá imediatamente nosso inimigo com sua excelente capacidade de ataque de precisão”, disse um coronel da RoKAF envolvido no teste.

O Taurus KEPD 350K do teste foi lançado sem a sua ogiva explosiva em consideração à segurança nas áreas afetadas.

No contexto das contínuas provocações da Coreia do Norte, os militares sul-coreanos planejam acelerar a implantação do míssil para reforçar seu poder aéreo, afirmou um funcionário da Administração do Programa de Aquisição de Defesa do país, à agência de notícias Yonhap.

Em outubro de 2016, a RoKAF começou a receber o primeiro lote de mísseis de cruzeiro Taurus KEPD 350 da Alemanha. O serviço assinou um contrato para os mísseis em novembro de 2013, com informes colocando o número em 170 ou 180 mísseis.

FONTE: Jane’s

wpDiscuz