A empresa de defesa e segurança Saab apresenta uma nova variante de Gripen, o Gripen Aggressor. O Gripen Aggressor baseia-se na comprovada série Gripen C e é a plataforma final para o mercado de treinamento de combate aéreo adversário. O Gripen Aggressor traz uma combinação única de alto desempenho, flexibilidade e disponibilidade de missão combinada com um baixo custo de ciclo de vida.

Existe um segmento crescente dentro do mercado de treinamento de combate aéreo adversário para capacidades agressivas altamente avançadas para poder realizar treinamento de combate realista. O Gripen Aggressor fornece um sistema de aeronave oponente excepcional, diferente, contra o qual os pilotos vão aprimorar e refinar suas habilidades de combate para lutar e vencer contra uma ameaça inimiga avançada.

“Há uma grande diferença nas capacidades oferecidas pelos agressores no mercado hoje e qual é a necessidade para os próximos anos. Para treinar como você combate luta, é preciso voar táticas avançadas de combate contra adversários iguais e similares como o Gripen Aggressor. Essencialmente, os pilotos de classe mundial precisam treinar contra adversários de classe mundial e esse é o Gripen Aggressor “, diz Richard Smith, diretor de marketing e vendas do Gripen na Saab.

O Gripen Aggressor baseia-se no provado sistema de armas de combate da série Gripen C, mas foi personalizado para o papel do agressor. Possui todas as características de maneabilidade e voo reconhecidas associadas ao Gripen C e seus recursos avançados de sensor e datalink, mas não carregam armamento real. A série Gripen C está em serviço em todo o mundo, incluindo os membros da OTAN e tem um plano de desenvolvimento firme com aprimoramentos em curso à mão.

Uma aeronave agressora, ou adversária, é usada para atuar como uma força oponente no treinamento de combate militar avançado. Os esquadrões agressores usam táticas, técnicas e procedimentos inimigos para fornecer um ambiente realista para que os pilotos de combate possam treinar. A Saab vê o potencial para a plataforma como uma opção de agressor de alto nível dentro dos requisitos do Adversary Air (ADAIR) da Força Aérea dos EUA (ADAIR) e do Air Support to Defence Operational Training (ASDOT) do Reino Unido e, sempre que os usuários procurarem preparar pilotos para os desafios do sofisticado combate aéreo moderno.

O conceito Gripen Aggressor está sendo exibido pela primeira vez na feira de defesa DSEI 2017, Londres, Reino Unido.

DIVULGAÇÃO: Saab Group

wpDiscuz