Acidente fatal com piloto de F-35 envolveu aeronave estrangeira

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Su-27P fotografado voando Groom Lake no estado do Nevada, em novembro de 2016

Su-27P fotografado voando sobre Groom Lake no estado de Nevada, em novembro de 2016

A Aviation Week informou que o acidente de 5 de setembro no Nevada Test and Training Range (NTTR) que matou um piloto de teste da Força Aérea dos Estados Unidos parece ter envolvido um tipo de aeronave estrangeira operada pela unidade secreta Red Hat da USAF.

O acidente fatal veio à luz quando um porta-voz da Força Aérea da Nellis AFB anunciou que o tenente-coronel Eric “Doc” Schultz morreu por lesões sofridas no acidente de sua aeronave na área de testes de cerca de 100 milhas a noroeste da base. O porta-voz disse que a aeronave pertencia ao Air Force Materiel Command (AFMC), mas não especificou o tipo envolvido ou as circunstâncias.

Dada a localização aproximada fornecida pela Força Aérea, parece que o acidente ocorreu a meio caminho entre Groom Lake e Tonopah Test Range, que são operados pelo Detachment 3, Air Force Test Center (AFTC). O site é responsável pelo teste e avaliação de aeronaves “black” secretas, bem como tipos estrangeiros que são pilotados pelos Red Hats para avaliação tática e treinamento dissimilar contra unidades da linha da frente da USAF.

Fontes indicam que Schultz era o comandante do esquadrão dos Red Hats no momento da sua morte. Os Red Hats tornaram-se uma unidade não numerada dentro do Detachment 3, a ala de teste da AFTC após o 413th flight test squadron (anteriormente 6513º test squadron) ser desativado em 2004. Nos últimos anos, a unidade operou uma variedade de tipos de aeronaves de combate desenvolvidas na Rússia, incluindo o MiG-29 e vários modelos desenvolvidos pela Sukhoi, como o Su-27P, um dos quais foi recentemente observado voando na vizinhança.

Schultz estava anteriormente envolvido nos testes do F-35 com base em Edwards AFB, Califórnia. Ele era um piloto excepcionalmente experiente com mais de 2.000 horas, voando inúmeras aeronaves. Graduado da Escola de Piloto de Teste da Força Aérea dos EUA, Schultz também atuou como diretor de operações e oficial de intercâmbio no Canadian Forces Flight Test Center. Ele também voou um caça F-15E em mais de 50 missões de combate de apoio aéreo no Afeganistão. Além disso, Schultz serviu em engenharia de sistemas para o programa Airborne Laser.

Antes de sua carreira militar, Schultz foi o cientista sênior e gerente de desenvolvimento de negócios no Pratt & Whitney Seattle Aerosciences Center. Ele também voou como engenheiro de teste de voo de asa rotativa no Naval Air Warfare Center.

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