F-16B de Taiwan

F-16B de Taiwan

Taiwan deu início em pequena escala à atualização de sua frota de aviões de combate Lockheed Martin F-16A/B com novos pods de contramedidas eletrônicas (ECM) com Digital Radio Frequency Memory (DRFM), informou a ROCAF (Republic of China Air Force) no domingo.

A atualização vai melhorar as capacidades de vigilância ar-ar e ar-terra dos aviões e a capacidade de combate para atender às necessidades de guerra avançada.

Taiwan tem 80 pods AN/ALQ-184 (V) ECM e a Força Aérea destinou US$ 160 milhões para comprar 42 novos pods ALQ-131A via FMS que os militares dos EUA vêm desenvolvendo para substituir os pods antigos, mas agora só pode comprar 12 pods pelo FMS para esse orçamento devido ao aumento dos custos de pesquisa e desenvolvimento, disse a Força Aérea.

A ROCAF planeja equipar a frota de F-16 com o novo pod adquirido via FMS, que pode ser integrado aos sistemas de combate dos jatos e se encaixa no planejamento logístico.

AN/ALQ-131

O desenvolvimento e o teste dos novos casulos foram concluídos e estão sendo produzidos em pequenos lotes, mas outras atualizações são possíveis, segundo os militares.

O contrato foi feito de acordo com a Lei de Contratos Públicos, segundo os regulamentos de aquisição militar e o Manual de Gerenciamento de Assistência de Segurança do Departamento de Defesa dos EUA, informou a Força Aérea, negando informes da mídia local de que planeja amortizar a despesa de compras em vários contratos fiscais anuais.

A atualização está de acordo com uma resolução legislativa de janeiro de 2012, estipulando que a ROCAF “deve adquirir o mesmo equipamento usado pela Força Aérea dos EUA para garantir a consistência na implantação e manutenção de armas com a USAF e garantir a eficiência da despesa do governo.”

FONTE: Taipei Times

wpDiscuz